Título completo: Cruzeiros Turísticos: Uma perspectiva sistémica e multidisciplinar

Autores: Vários

Organizadores: Cláudia Soares, Ericka Amorim e Fábia Trentin

Colecção: Ensaio – 9

ISBN: 978-989-8812-09-4

N.º de páginas: 390

Preço: Não disponível

 

 

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Segundo as responsáveis organizadoras, «este livro busca tanto acolher como instigar diversos debates entre académicos que atuam nos diversos ramos do turismo e especialmente aqueles que atuam no ramo das viagens de Cruzeiros». Em sua opinião, «não tem a intenção de ser um manual sobre Cruzeiros e tampouco trazer verdades de como se operam essas viagens». A ideia que presidiu foi, essencialmente, «reunir diversos profissionais especialistas em áreas distintas do estudo do turismo, abrindo o debate para a área de Cruzeiros Turísticos e ampliar a perspectiva da temática e das possibilidades que este livro carrega».

vanguarda_capaTítulo completo: Vanguarda e Hibridismo na Arte Portuguesa do Século XX: de 1968 a 1974 e as décadas anteriores
Autor: Raquel Pelayo
Colecção: Ensaio, 8
ISBN: 978-989-8044-60-0
Nº de páginas: 256
Preço: 15 euros
Disponibilidade: Disponível no promotor: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COMO ENCOMENDAR
Sinopse:
Trata-se de uma obra no âmbito da História das Artes Plásticas Portuguesas Contemporâneas que marca a diferença pelo uso de uma perspectiva internacional, a partir da qual se delineiam os vectores estruturantes e caracterizadores da produção das artes plásticas portuguesas no século XX, considerando as condições culturais, económicas e políticas de Portugal no mundo, centrando o enfoque no complexo período de charneira do marcelismo.

cruzeiros_capaTítulo completo: Abordagem Multidisciplinar dos Cruzeiros Turísticos
Autores: Vários
Colecção: Ensaio, 7
ISBN: 978-989-8044-56-3
Nº de páginas: 154
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Disponível no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]
[COMO ENCOMENDAR]
Sinopse:
O turismo de massa chegou ao sector de cruzeiros marítimos há poucas décadas. O glamour e o luxo de uma era dourada começaram no século XIX, com os navios movidos a vapor e supridos com electricidade, duas novidades tecnológicas da época. Até depois da Segunda Guerra Mundial, os navios dominaram as rotas globais, levando passageiros e cargas por todo o planeta. A ascensão do transporte aéreo foi paulatinamente dominando o mundo graças à velocidade e practicidade e os navios foram-se tornando, eles mesmos, destinos de lazer e entretenimento, gastronomia e recreação.

encenacao_arteTítulo completo: A encenação da arte
Autor: Fernanda Maio
Colecção: Ensaio, 6
ISBN: 978-989-8044-45-7
Nº de páginas: 262
Preço: 16 euros
Disponibilidade: disponível
Sinopse:
A autora propõe-se clarificar os modos de produção da arte contemporânea, e sobretudo as mudanças ao nível da reinvenção do papel social da arte e dos artistas. Centra-se para isso nas estratégias e tácticas de jovens artistas enquanto agentes fundamentais da arte, que retomam questões essenciais da Arte Conceptual, da Arte da Instalação e das práticas designadas como site-specific. A crescente flexibilidade e mobilidade exigidas aos artistas nos últimos anos acompanham as novas formas de trabalho, mas são também uma consequência das mudanças nas políticas culturais e no apoio às artes. Pretende-se que os artistas façam obras de arte vistas como socialmente úteis, ou susceptíveis de alargar o seu público-alvo. Os artistas dependem das instituições de arte mais do que nunca, mas também investem em, e propõem, novas formas de apoio, de visibilidade e de distribuição. Daí resulta a produção de obras que são cada vez mais discursivas, documentadas e deslocadas.
 

capaTítulo completo: Bem-Estar e Qualidade de Vida - Contributos da Psicologia da Saúde

Autor(es): Vários

Colecção: ENSAIO, 5

ISBN: 978-989-8044-14-3

Nº de páginas: 316

Preço: 20 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

Mais bem-estar e melhor qualidade de vida são aspirações comuns a todos os humanos. Geralmente, associamos o bem-estar à presença de afectos positivos, como a alegria, o amor ou tranquilidade, e a qualidade de vida à presença de segurança, saúde, conforto ou riqueza.  Bem-estar e qualidade de vida são dois dos principais vectores daquilo que definimos como felicidade.

capaTítulo completo: para além das aparências

Autor: Jacques Derrida e Antoine Spire

Colecção: ENSAIO, 4

ISBN: 978-989-8044-12-9

Nº de páginas: 48

Preço: 10 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:
Nesta entrevista com Antoine Spire, Jacques Derrida (1930-2004), filósofo francês cuja obra se move pela ideia e pela prática da desconstrução da metafísica ocidental, retoma, num estilo especialmente eficaz e directo, alguns dos temas que deslocou para o centro do pensamento contemporâneo. A teoria da escrita e do rasto, o pensamento da diferença, os espectros, a hospitalidade, a amizade, a democracia, o perdão, o segredo, a própria ideia de desconstrução. E ataca sem atenuantes os que tentam denegrir o seu trabalho, reafirmando a necessidade de não ceder na complexidade necessária da tarefa filosófica ou da escrita literária, contra os processos de interpretação sumária e as simplificações jornalísticas.

cancao_obra Título completo: A canção da obra

Autor: Gustavo Rubim

Colecção: ENSAIO, 3

ISBN: 978-989-8044-05-1

Nº de páginas: 144

Preço: 15 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR

Sinopse:

Em dois conjuntos de quatro ensaios, montados segundo uma ordem que não é arbitrária, este livro mostra novos exercícios na «arte de sublinhar», que o autor defende como a melhor descrição do seu trabalho crítico.

a_ti_palavraTítulo completo: A ti, a palavra por vir – Uma reflexão sobre a gramática e o sentido

Autor: Cecília Basílio

Colecção: ENSAIO, 2

ISBN: 989-8044-00-4

Nº de páginas: 192

Preço: 15 euros

Disponibilidade: disponível

Sinopse:

Este livro está estruturado em três vertentes, «propostas como as três faces laterais de um prisma triangular»: na primeira, a autora atem-se à problemática da leitura e da escrita, centrando-se na construção e desconstrução do(s) sentido(s); na segunda, defende a viabilidade da gramática dita “tradicional”, se for objecto de uma actualização discernida; e, finalmente, apresenta uma visão sintetizada da gramática dita “funcional”, tendo em conta os aspectos inovadores que lhe permitiram proceder aos reajustamentos que propõe «fazerem-se naquela que os séculos consagram».

capaTítulo completo: Infinito Singular - Sobre o não-literário

Autor: Rui Magalhães

Colecção: ENSAIO, 1

ISBN: 989-8044-04-4

Nº de páginas: 221

Preço: 15 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

A literatura, ou aquilo que assim denominamos, é uma resposta aparentemente una a uma multiplicidade de interrogações. O literário é donde provém a unidade; o não literário é, pelo menos em parte, a multiplicidade que subjaz, e que é frequentemente apagada por essa unidade.
Este livro pretende ir mais além do literário, ao ponto exactamente anterior à constituição do literário, àquele momento em que o problemático não foi ainda submetido à retórica literária, em que o texto nascente não é ainda texto literário porque não responde a questões colocadas pelo literário, não está ainda na corrida pelo seu direito a ser literário.