Título completo: Contos

Autor: António de Oliveira Fernandes

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-69-8

N.º de páginas: 96

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

O autor, nascido nas Cortes (Leiria) em 1936, integrou em 1953 a equipa que fundou o Grupo Dramático Artistas do Lis, talvez o primeiro grupo de teatro organizado da freguesia das Cortes. E fez também parte do grupo que fundou, em 1967, o Centro Paroquial Recreativo e Educativo Cortesense, hoje Centro Popular de Cultura e Recreio, de que também já fez parte. Escreveu teatro e integrou o TEAR-TAC, grupo de teatro do Centro. Esteve com o Coro e Orquestra Filarmónica das Cortes do princípio ao fim (1976-1981). E foi também um dos sócios fundadores da CARTES (1985) e participante activo das suas iniciativas (SAAL – Salão Artístico de Autores Locais). Desde a sua fundação, em Dezembro de 1987, que é colaborador dos Jornal das Cortes, com diversas rubricas em prosa e em verso, designadamente ficção.

São os contos ali publicados, a que juntou alguns outros da sua lavra, que constituem este livro. Parte deles espelham memórias da sua juventude, numa época (anos 30 a 60 do século XX) em que a vida era bem madrasta para pessoas com escassos recursos.

 

Título completo: Horizontes

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

N.º de páginas: 64

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Ao fim de mais de uma década, os textos produzidos pelos alunos da unidade cultural de “Poesia e Dizer”, do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, continuam a testemunhar o entusiasmo e empenho daqueles que um dia se deixaram cativar pela poesia e que por isso merecem admiração e apreço.

Na esteira de René Char, que escreveu «No auge da tempestade/ Há sempre um pássaro para nos tranquilizar./ É a ave desconhecida/ Que canta antes de voar», constatamos que cada um de nós sabe quão penosas e difíceis são as zonas de turbulência a que a vida muitas vezes nos sujeita. Nessas alturas, é doce pensar que existe algo em nós, localizado em zona inacessível ao consciente, que tem a capacidade mágica de nos pacificar, impedindo, em certa medida, que o vento que ruge forte, tudo devaste na sua passagem. Esse algo misterioso é uma ave especial, de difícil acesso porque se situa numa zona insondável do ser. Tem, no entanto, a capacidade de daí irromper e voar. É a poesia! Embora desconhecida e até estranha para alguns, os poetas entendem-na. Pegando na palavra, os poetas analisam-na, com ela constroem frases, metáforas… e imprimem ritmo ao ritmo da vida. E sonham! E, à semelhança da “ave desconhecida”, também o poeta, com o seu canto, procura o espaço infinito, lugar de eleição onde, como acontece em Pasárgada, tudo é possível. É até mesmo possível prolongar para sempre o ambiente ímpar de diálogo, empatia e amizade que se tem vindo a fortalecer entre nós ao longo do tempo.

 

Título completo: Uma letra, Mil palavras

Autor: Manuela Ribeiro

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-68-1

N.º de páginas: 56

Preço: 12 euros

Disponibilidade: Disponível

 

Sinopse

As letras puseram-se a brincar entre si e, então, aconteceu uma coisa nunca vista: surgiu um imenso mar de palavras no qual convivem alegremente um relógio avariado, um jacaré acrobata, um formiga apressada, um pente desdentado, um rato astronauta...

Agora com excelentes ilustrações de Carlos Rocha, esta é a segunda edição de um livro de sucesso a partir do qual foi, inicialmente, realizada uma leitura encenada pela Biblioteca Municipal de Portalegre e que foi apresentada semanalmente na Hora do Conto durante os meses de maio e junho de 2014. Esta leitura encenada foi também apresentada na Festa de Natal do Município em 2014.

Este livro que integrou também o lote de obras selecionadas para o concurso “O Saber não Ocupa Lugar” promovido pela BE da EB2.3 de Aranguez (Setúbal) no ano letivo de 2016/2017.

 

Título completo: Trovador de palavras

Autor: Luís Cardoso

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-70-4

N.º de páginas: 128

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Este livro de poesia é dedicado ao avô, ao pai e a um primo. É portanto, e antes de tudo, um livro de afectos. Mas são também factos extensivos a locais de memória, a objectos, a venerações, a figuras de relevo humanista e até, em abstracto, à mulher. Contempla igualmente muitas outras incursões, que são como que um bater de asas para voos sobranceiros, das alturas perscrutando a distância ou a profundidade, às vezes de braço dado: “Voa agora e sonha juntamente/ Leva-me contigo ao sabor da sorte”. E é desse pedestal elevado que afirma conhecer o mundo todo: “o oceano e os céus da terra/ As pessoas e os sonhos/ O vazio da alma/ O feitiço da vida/ O lance que me fez viver/ Os tronos perdidos/ Os casamentos desfeitos/ A proeza de quem vive/ O encanto de quem sonha/ O choro de pesar/ O sorriso de quem nasce/ Os dias que cessaram/ As aves que voaram ao alvorecer/ Os sorrisos arruinados/ Os infortúnios sem volta/ Ternuras que partiram/ Abraços de amor/ Abraços de choro”, num poema luminoso a que chamou “Celebrações” e que termina num lamento consciente da volatilidade que tudo isso representa: “O tempo é tão pouco/ Assim findo e parto nos tempos”.

Aliás, este poema é, no fundo, a súmula de todo o livro. “Celebrações” podia ser o título dele, mas o poeta sentiu-se mais um “Trovador de palavras”, celebrando com a luz que delas dimana uma alegria criadora.

Relativamente ao livro anterior, “Manuscrito sentido”, este “Trovador de palavras” está num patamar mais positivo, mais aberto, mais de bem com a vida: “Cerrei a tristeza com palavras suaves”. E se o outro foi catártico, este é de plena fruição.

 

Título completo: Intercâmbio / Austausch Leiria – Rheine

Autoras (coord.): Isabel Quaresma de Almeida e Lisete Pereira

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-64-3

N.º de páginas: 32

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

O projeto de intercâmbio “Cidades Geminadas Leiria – Rheine” começou em 2001 quando a cidade de Rheine propôs à cidade de Leiria um intercâmbio de jovens estudantes das duas cidades. De então para cá, esta dinâmica tem-se desenvolvido em duas vertentes: intercâmbio de alunos do ensino secundário e também o programa “Jovens Embaixadores”.

O intercâmbio realiza-se através da colaboração com as duas escolas secundárias envolvidas no projeto, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (na qual foi iniciado) e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo. O programa “Jovens Embaixadores” é da responsabilidade da Câmara Municipal de Leiria. Jovens das duas cidades realizaram já estágios de curta duração, quer em Leiria, quer em Rheine.

O programa de intercâmbio define-se nas duas cidades pelos mesmos eixos e procura fazer uma comparação ou um contraste entre as realidades das duas cidades geminadas.

Os eixos de desenvolvimento do programa de intercâmbio contemplam as Escolas e as Cidades geminadas e o património e alguns aspectos económicos de ambas.

 

Título completo: Contos pouco prováveis

Autor: Ana Cristina Luz

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-63-6

N.º de páginas: 156

Preço: 12 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor [ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]

 

Sinopse

“Contos pouco prováveis” é o quinto livro da autora que não é destinado ao público infantil e que abrange dezassete anos de escrita. Mais do que dedicar este livro a um género da literatura, pretendeu reunir alguns dos seus contos que se encontram dispersos por antologias, jornais e páginas da Internet. Essa a razão por que poderão encontrar-se neste volume textos de diferentes géneros literários.

O primeiro conto, “O Jardim”, foi também o seu primeiro texto publicado em livro em 2000, no Brasil, numa colectânea organizada por Martha Argel, com o título “Lugar de mulher é na cozinha”. Os restantes 16 têm dimensões variadas e temáticas que vão da história de amor à aventura fantástica, passando pela morte ou pela ausência. Em todos eles a autora pretende levar o leitor a ter, na ficção literária, um sentimento de abertura pelo insólito, pelo incrível ou até pelo inverosímil.

 

Título completo: A minha aguarela

Autor: Luís Silva Sarraipa

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-60-5

N.º de páginas: 94

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

“A minha aguarela” é um livro de poesia dedicado ao Padre Joaquim Duarte Pedrosa, personalidade da íntima relação do autor que estava designada para fazer o Prefácio deste livro. Faleceu de supetão, e o autor viu-se constrangido a... “prefaciar-se”. O seu texto introdutório é, pois, uma homenagem póstuma àquele que, para si, «transbordava presença, amizade e disponibilidade total».

E se a poesia de Luís Silva Sarraipa não foi, de todo, concebida para homenagear aquele amigo que, na realidade, faleceu já depois do livro escrito, a verdade é que, talvez inadvertidamente, a homenagem subentende-se na transparência dos versos, está latente no calor humano que transpiram, dissimula-se no linguajar fecundo dos poemas. Em última instância, este livro terá a sua génese no exemplo de vida e profícuo labor que o Padre Joaquim Pedrosa imprimiu ao torrão que paroquiou: «Um homem que deixou obra espiritual numa comunidade, empenhada, dedicada e bem-formada; obra social nos mais diversos movimentos cristãos em ordem à ajuda aos mais carenciados; obra cultural, na origem do teatro em Santa Eufémia (atual TASE), a fundação do jornal “Mais Além”, que chega aos cinco continentes e conta já com 56 anos de tiragens regulares, a construção do complexo pastoral de Santa Eufémia (igreja, salas, auditório, pavilhão e espaços envolventes).»

Luís Silva Sarraipa considera-o «um homem amigo, confidente, de apoio e ajuda espiritual impressionante, sempre disponível»... e que era o seu confessor. Talvez o seu inspirador!

 

Título completo: Os segredos do Lapedo

Autora: Paula Araújo

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-62-9

N.º de páginas: 218

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

“Os Segredos do Lapedo” é um romance criado para jovens, em que os jovens são os seus grandes protagonistas. Partindo de um contexto nas diferentes vertentes que envolve o Vale do Lapedo, Abrigo do Lagar Velho e a descoberta do achado arqueológico, cria-se um enredo de histórias, atual e dinâmico, com as vivências de um acampamento de três turmas de uma escola da região de Leiria. 

Na enredo há situações, histórias da vida dos alunos, dificuldades do dia a dia, alegrias e tristezas, numa linguagem própria dos jovens, os seus conflitos e valores humanos. 

Recria-se a história real com novas descobertas fictícias no lugar, que tentam dar um novo rumo aos estudos arqueológicos, onde a ficção se confunde com a realidade, tornando esta pequena obra uma aprendizagem e uma partilha constante de saberes.

É uma narrativa simples e apaixonada daquele lugar encantador dos arredores de Leiria, adequada e direcionada para os jovens, com momentos sérios e momentos cómicos. É a voz da experiência de uma docente e da recolha próxima da linguagem e do saber ser e estar dos nossos jovens na atualidade. É uma homenagem singela a quem ama a natureza, a cultura e a História, tornando-as em algo vivo e ativo.

É principalmente uma história doutras histórias da região de Leiria, que cativará os jovens e os menos jovens.

 

Título completo: A nuvem que chovia peixes

Autor: Lurdes Breda (texto) e Manuela Rocha (ilustrações)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-59-9

N.º de páginas: 16 (cor)

Formato: 15 x 21 cm

Preço: 5 euros

Disponibilidade: Disponível na promotora [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

Um menino tinha uma nuvem. Uma nuvem verdadeira que sabia brincar ao faz de conta. Uma nuvem feliz com a felicidade do menino. Uma nuvem que não sabia ser efémera e, por isso, lhe doía tanto o infinito onde um dia se perdeu. Primeiro, o infinito entrou pelos olhos do menino. Depois, entrou no coração, tal como a nuvem. Longe um do outro, o menino e a nuvem tinham a saudade a crescer dentro do peito. Quanto mais ela crescia mais a nuvem chovia peixes de todas as cores que nadavam por entre os ramos das árvores. Finalmente, a nuvem regressou e desde então o menino e a nuvem andavam sempre juntos em liberdade. Com texto de Lurdes Breda e ilustrações de Manuela Rocha, editado pela Textiverso, “A nuvem que chovia peixes” é uma metáfora sobre a amizade, o respeito pelo outro e o poder dos sentimentos face ao tempo e à distância.

 

Título completo: Obra Póstuma – volume 1

Autor: Luiz-Manuel

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-56-8

N.º de páginas: 182

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Ao prefaciar este primeiro volume da “Obra Póstuma” de Luiz-Manuel, Nuno Júdice constata que a sua poética «é sem dúvida uma poética magistral, e um ponto de partida para entendermos a “secreta dimensão” deste poeta a cuja modernidade e a cuja generosidade não podemos deixar de prestar homenagem».

Luiz-Manuel era natural da Marinha Grande. Radicado na Suíça desde Dezembro de 1962, vivia na cidade de Renens, perto de Lausana, onde faleceu a 27 de Maio de 2011. Publicou treze volumes de poesia, em português, francês e bilingues. Está traduzido em grego, russo, italiano e romeno. Traduziu para francês numerosos poetas portugueses, designadamente Manuel Alegre, José Bento, António Luís Moita e José Gomes Ferreira, entre outros. Este primeiro volume é composto por quatro livros: “País da madrugada”, “Entre a noite e as espadas”, Desencanto” e “Secreta dimensão”.

Título completo: A Marinha Grande em carne viva. 1 – Revolta no Pinhal

Autor: Fernando Luz

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-58-2

N.º de páginas: 194

Preço: 12,50 euros

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

As famílias Sousa e Ferreira acompanham a história da Marinha Grande entre a 1.ª Grande Guerra e a mortal gripe pneumónica que se lhe seguiu, até à revolta dos vidreiros desempregados que em 1931 foram colocados a abrir as estradas do pinhal de que ainda hoje nos servimos. Sem emprego e sem alternativa, o desespero obrigou a maioria a aceitar aquele trabalho, com condições desumanas, nomeadamente nas horas de trabalho, de sol a sol, às vezes sob a chuva, mas sobretudo nas deslocações que tinham que fazer pelo seu pé, de madrugada e, no retorno, já noite fechada. Pelo meio, nasce uma improvável amizade entre dois jovens de condições sociais e económicas completamente diferentes.

Estamos em presença de mais um livro que transpira o ambiente efervescente das primeiras décadas do século XX na Marinha Grande, com todos os ingredientes que tornaram a região um baluarte na luta por melhores condições de vida.

 

Título completo: A estória de uma partilha de bens

Autor: Ricardo Charters d’Azevedo

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-57-5

N.º de páginas: 766

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

“A estória de uma partilha de bens” é um assunto de carácter particular que o Eng. Ricardo Charters d’Azevedo quis plasmar em livro para se desobrigar de responsabilidades imputadas sem fundamento. De facto, ao elaborar o relatório final do cabecelato, a que o cabeça de casal está obrigado quando do término do processo da partilha de bens, deu-se conta que, desde a morte de seu Pai, foram surgindo vários conflitos entre os herdeiros e, em alguns casos, envolvendo mesmo descendentes destes. Restava saber por que existiam tais conflitos e quais as suas origens.

O autor procura, numa primeira parte deste relatório, reflectir sobre a origem e problemas que deram lugar ao mal-estar entre os herdeiros e os factos (comprováveis com documentos e testemunhos) que, para alguns dos herdeiros, parecem justificar a manutenção de conflitos. Na segunda parte deste relatório encontra-se sucintamente relatado o processo que levou à elaboração da relação de bens, sua aprovação pelos herdeiros e partilha da herança. As contas finais do cabecelato foram presentes quando da partilha notarial dos bens e aprovadas pelos herdeiros nos prazos fixados pela legislação aplicável.

 

Título completo: A avó que sonhava o mar

Autor: Lurdes Breda (texto) e Joana Rita (ilustrações)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-53-7

N.º de páginas: 16 (cor)

Formato: 15 x 15 cm

Preço: 5 euros

Disponibilidade: Disponível na promotora [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

“A avó que sonhava o mar” é um livro-poema com pássaros de papel e vento norte. Uma história tão suave como as ondas que embalam os barcos e os sonhos quando a lua espreita. Podem os olhos de uma boneca de trapos ser um lugar mágico e intemporal onde o passado e o futuro se unem e se confundem numa história de ternura?

Com texto de Lurdes Breda e ilustrações de Joana Rita, numa edição da Textiverso, “A avó que sonhava o mar” é uma narrativa para crianças escrita e ilustrada a pensar nos avós. Ou talvez seja uma narrativa para os avós escrita e ilustrada a pensar nas crianças. É, acima de tudo, um entrelaçar de afetos, uma ponte intergeracional que, numa linguagem simples e poética, complementada por imagens de grande delicadeza, nos conduz à magia da infância e aos valores da família.

 

Título completo: Guiné – Um rio de memórias

Autor: Luís Branquinho Crespo

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-45-2

N.º de páginas: 184

Preço: 15 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor

 

Sinopse

Assombrados por lembranças passadas, três homens, entre vários, regressam  ao ponto de partida de há muitos anos.

Num percurso atravessado por bolanhas e tarrafos da terra verde de floresta e do chão vermelho e amarelo da Guiné-Bissau, confronta-se esse rio de lembranças e de memórias mais recentes com os registos da solidão e de abandono como os sofridos por Braima Bá e pelo António Pouca Sorte. A que não é alheia uma descolonização pouco exemplar.

É este derramamento doloroso de memórias que percorre o livro, e elas são tão permanentes que nem o regresso pelo deserto afasta aqueles homens daquelas vidas que ficaram para sempre desacompanhadas.

O livro “Guiné - Um Rio de Memórias” é, também, além do mais, uma viagem íntima por um país de inacreditabilidades.

 

Título completo: Versos para meninos que comem sempre a sopa toda

Autor: Manuela Ribeiro (texto) e Ana Carolina Novo (ilustrações)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-52-0

N.º de páginas: 24

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível

 

Sinopse

Este é um livro especial, preenchido com excelentes ilustrações que dão cor a uma colecção de poemas inspirados, rítmicos, fáceis de memorizar e cheios de graça que todos, miúdos e graúdos, vão gostar de ler e de declamar. Eis os títulos deles:

“O vento está constipado”, “O passeio da lagarta”, “O penteado novo”, “Peixe! Peixe!”, “Gulodices” e “Corcel de papel”.

Na contracapa pode ler-se:

«Querem mesmo saber

o que contam estes poemas?

Para isso, terão de comer

primeiro a sopinha toda...»

Ora nem mais – comam lá a sopa e, depois, refastelem-se a ler, que vai ser uma excelente sobremesa.

 

Título completo: Ai! Joaquinita – Crime à beira de água

Autor: Pedro Moniz

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-44-5

N.º de páginas: 158

Preço: 15 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor

 

Sinopse

O ano de 1928 começou, como sempre, com renovadas esperanças de prosperidade e felicidade. Joaquina Duarte aceitou fazer um favor aos tios da Quinta da Cerca, nas Cortes, e deslocou-se a casa deles para auxiliar nas tarefas domésticas, já que a tia estava prestes a dar à luz.

As despreocupadas e inocentes dezasseis primaveras tinham sido vivenciadas com o espírito ledo. A vida era harmoniosa, o coração estava ocupado por um nobre sentimento de amor, que até era correspondido, crescia no seio de uma família que a amava e de uma paróquia que a acolhia maternalmente.

Em circunstâncias misteriosas, contudo, Joaquina Duarte aparece morta no rio Lis. O que terá acontecido? Quem ou o que terá provocado a sua morte? – É o que Pedro Moniz procura desvendar, recriando a seu modo o clima tenso que rodeou este acontecimento insólito no meio pacato da região, ilustrado com alguns elementos monográficos da freguesia da Barreira.

 

Título completo: Faisquinha, a nova Heroína

Autor: Rosa Balhau

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-47-6

N.º de páginas: 32

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Disponível junto da autora: Rosa Balhau [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

Esta é uma história de Rosa Balhau para contar às crianças. Dona Brilhota é uma estrela grande, que desdenha da Faisquinha, uma estrela pequena. Esta, um dia, é arrastada numa corrida desenfreada e indevida, feita pela dona Brilhota que, mais tarde, quase não resistiu a uma terrível tempestade. Teimou, teimou que não queria aceitar ajuda da Faisquinha, mas, sem alternativa, aceitou e tudo acabou bem.

Se as estrelas fossem gente, haveria estrelas que contariam histórias maravilhosas às estrelas mais pequeninas para as adormecer antes de a manhã raiar. Mas como as estrelas não são gente, há gente que conta histórias maravilhosas em que as estrelas vivem e sentem como se fossem gente.

A história pretende transmitir a ideia de que é importante ser amigo dos irmãos, dos vizinhos e dos colegas de escola. Porque ter um amigo é o melhor do mundo.

 

Título completo: Guia das Plantas Lenhosas e Sublenhosas Espontâneas no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000

Autor: Mário Lousã e Sílvia Ribeiro

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-43-8

N.º de páginas: 96

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Disponível no promotor: Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

No prosseguimento da edição de publicações da Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património sobre o Sítio Sicó-Alvaiázere, surge agora o “Guia das Plantas Lenhosas e Sublenhosas Espontâneas no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000”, de Mário Lousã e Sílvia Ribeiro, que será o número 2. Este Guia pretende tornar conhecido o coberto vegetal lenhoso do Centro Calcário de Portugal continental, que ocorre entre as Serras de Aire e de Sicó e contribuir para o conhecimento da riqueza florística lenhosa do Sítio Sicó-Alvaiázere.

É apresentada a descrição de espécies calcícolas e também de espécies de solos siliciosos, que ocorrem neste Sítio devido ao facto de existirem solos descarbonatados, ou devido à existência (o que é frequente) de bolsas de arenitos dentro dos calcários ou ainda nas franjas exteriores dos calcários já em arenitos. Foram excluídas algumas espécies referenciadas para este Sítio, no entanto nunca observadas pelos autores. Para cada espécie descrita é apresentada pelo menos uma fotografia, mostrando o seu aspecto geral ou algum pormenor das suas características morfológicas mais diferenciadoras.

Título completo: Ao Encontro de Leiria

Autor: Ana Vale

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-41-4

N.º de páginas: 62

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Leiria revela um riquíssimo património histórico-cultural, desde a Pré-História até aos nossos dias, de que são exemplo os numerosos artefactos existentes no seu museu. Na realidade, são os factos, os artefactos e as pessoas que ajudam a criar a identidade dos lugares. “Ao Encontro de Leiria” é, assim, uma proposta de divulgação do património histórico-cultural da cidade, a pensar num público juvenil para o qual não existe muita informação disponível. Trata-se de uma obra despretensiosa que pretende colocar “sementes” nas gerações mais jovens que frutificarão numa vontade de conhecer, respeitar e preservar o património que é de todos. Só se preserva o que se conhece, daí a importância da publicação de textos como este.

 

Título completo: Manuscrito sentido

Autor: Luís Cardoso

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-40-7

N.º de páginas: 96

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível só no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

Luís Cardoso estreia-se na escrita em público através do que ele designa expressamente um “livro de poemas”. São 138 páginas de uma escrita variada que vai do seu apego à terra onde nasceu e vive, de cujas virtualidades se inebria, até ao mais profundo de si mesmo, não temendo expor os desencantos que os insucessos da vida ditaram ou fazendo deles estribo para partir à conquista de novos horizontes.

Por estes poemas corre uma toada trágica, como uma ferida aberta que ainda não parou de sangrar completamente. Mas também se sente que o autor tem consciência disso e encontrou antídoto ou forma de ir resolvendo as saídas nas encruzilhadas. «A coragem define-me os dias as horas e os momentos» – escreve, determinado e decidido.

 

Título completo: Longo e sombrio Inverno

Autor: Conceição Faria Alexandre

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-36-0

N.º de páginas: 224

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Este é um livro de memórias pessoais e de uma relação por vezes atribulada e, até, dolorosa. No desenrolar de “Um longo e sombrio Inverno”, o leitor é levado numa viagem que o transporta dos anos 50 do século XX ao início do século XXI. Nestes anos as relações pessoais espalham-se num pano de fundo caracterizado por uma época moralista e marcada por valores tradicionais.

A autora, Conceição Faria Alexandre, fez a instrução primária e decidiu entrar no mercado de trabalho com apenas 9 anos de idade, para auxiliar os seus pais e compensá-los pelos sacrifícios que sempre fizeram para criar os seus filhos. Foi uma decisão prematura, mas coroada de êxito.

Desde cedo mostrou vontade de vencer na vida, o que ficou bem patente por onde passou, nos vários locais de trabalho, ao longo do tempo. Iniciou a sua vida profissional na indústria de plásticos, fez serviço doméstico, aprendeu a bordar à mão e à máquina, foi empregada da Fábrica Escola Irmãos Stephens. Trabalhou na indústria de padaria, dirigiu um infantário e geriu uma boutique. Recorda que desempenhou todas estas actividades com vontade e alegria – as relações públicas eram para si um prazer. E este livro é bem o espelho dessa vontade de estar e tratar com quem a envolve.

 

Título completo: Em contramão – Memórias biográficas

Autor: José Adelino Vieira Brites

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-35-3

N.º de páginas: 96

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Nascer e viver no Soutocico (localidade da freguesia do Arrabal, Leiria) nas décadas de cinquenta e sessenta do século XX não era fácil. O autor foi criado numa casa de grandes dificuldades económicas e afectivas, tendo sentido imensas dificuldades no seu desenvolvimento social. Teve sempre uma postura de complexidade, o que o levou, devido à timidez, a um grande isolamento. Viu o mar pela primeira vez aos dezassete anos de idade.

Estudou à noite. As dificuldades eram enormes em todas as áreas. Os seus colegas trabalhavam em Leiria enquanto ele andava na agricultura no dia-a-dia.

Ingressou na vida militar sem nunca ter saído de Leiria. Depois, mobilizado para a guerra colonial, nas então designadas Províncias ultramarinas, sentia-se um inapto. Tentava ir com os outros, quer na bebida, quer no fumar, mas não tinha sido habituado a tais aventuras.

Depois da tropa egraças aos seus irmãos, decidiu ir viver para Moçambique. Ali foi feliz durante algum tempo, mas, com o 25 de Abril, teve que voltar ao Soutocico e à estaca zero, recomeçando de novo a vida. Nessa altura fez tudo para acompanhar os outros e integrar-se na sociedade, mas continuou a ser muito difícil. Finalmente, integrou corpos sociais das associações existentes na localidade e foi conseguindo integrar-se e sentir-se igual aos demais.

Hoje, mesmo a correr contra todas as adversidades, numa autêntica corrida em contramão, diz-se um homem feliz.

 

Título completo: Réplica Reconstituída do Foral Manuelino de Ansião

Autor: Mário Rui Simões Rodrigues

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-33-9

N.º de páginas: 80

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Contactar o promotor [Município de Ansião]

 

Sinopse

A publicação da réplica do Foral Manuelino de Ansião, outorgado em 4 de Julho de 1514 e entregue no concelho dois anos e quatro meses depois, a 8 de Novembro de 1516, suscitou ao Dr. Mário Rui Simões Rodrigues um valioso estudo de 80 páginas, com sete pequenos capítulos, que é indispensável não só para a compreensão daquele foral, mas também de outros documentos importantes de Ansião. No primeiro capítulo, o autor trata dos forais e documentos afins, das Cartas de foral e dos aforamento e forais de Ansião; trata, no segundo, do Foral Manuelino de Ansião existente na Biblioteca Nacional de Portugal; no terceiro explica como se reconstituiu o códice original, amputado da primeira folha; plasma, no quarto, breves apontamentos da história de Ansião, do tempo da Carta de Povoamento de 1216 à estruturação do actual concelho; especifica, no quinto, a Carta de Povoamento de 1216 e o Foral Manuelino de 1514; no sexto faz a transcrição do documento manuelino; e insere no sétimo algum vocabulário.

Trata-se de um verdadeiro manual da história de Ansião que evoca especialmente os grandes documentos que atestam não só a longa história do concelho, mas também a sua inequívoca importância no contexto regional.

Este é um livro inseparável da réplica do Foral Manuelino agora dada igualmente à estampa e que se publicou como fac-simile do original, apenas com a reconstituição da primeira folha, inexistente no Foral actualmente disponível.

 

Título completo: Réplica do Foral Manuelino de Ansião

Autor: Mário Rui Simões Rodrigues e Carlos Fernandes

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-34-6

N.º de páginas: 20

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Contactar o promotor [Município de Ansião]

 

Sinopse

Quando, em 2014, se promoveram diversas iniciativas no âmbito das comemorações da outorga, por D. Manuel I, dos forais de Ansião, Avelar, de Chão de Couce e de Pousaflores, desconhecia-se a existência do foral original de Ansião, tendo então sido publicado apenas o seu registo que se guarda na Torre do Tombo, no chamado “Livro dos Forais Novos da Estremadura”. Em Abril de 2015, contudo, o Dr. Mário Rui Simões Rodrigues detectou um original daquele Foral na Biblioteca Nacional de Portugal e de imediato sugeriu que se fizesse «algo de inovador, talvez ainda não realizado em Portugal: a publicação de uma réplica, restaurada, do foral». Tal empreendimento poderia, em sua opinião, constituir «uma novidade, já que o habitual é a reprodução fotográfica das páginas dos forais integradas no corpo de um estudo histórico». O Município de Ansião acolheu a ideia e rapidamente se passou à prática, tendo em conta que a entrega do foral foi feita em Ansião a 8 de Novembro de 1516, nas casas do seu juiz, Luís Garcia, o único oficial do lugar.

Mas nem tudo foi linear: ao exemplar disponível do foral falta a primeira folha, justamente a que tem o rosto do documento. As duas primeira páginas tiveram, pois, que ser reconstituídas, «para o que foi necessário conjugar profundos conhecimentos sobre os forais manuelinos com avançadas técnicas informáticas», tendo o respectivo texto sido «restituído através de cópias posteriores do foral» que nos permitem conhecer o seu teor. Depois de meticuloso trabalho foi, finalmente, reconstituída a totalidade da folha e impressa a réplica do foral, igualmente com capa dura, como o original. Tem 20 páginas que imitam o pergaminho, mais as duas guardas da capa.

O estudo do documento manuelino e de outros que se reportam a Ansião foi feito à parte, em opúsculo que acompanha, em volume separado, o próprio volume do foral, e é da lavra do mesmo Dr. Mário Rui Simões Rodrigues.

 

Título: O Canto da Água

Autor:Cecília Basílio(texto)e Fernanda Maio(ilustrações)

Colecção:Extra colecção

ISBN:978-989-8044-02-0

Nº de páginas:34

Preço: 12,50 euros

Disponibilidade:disponível

[COMO ENCOMENDAR]

 

Sinopse:
O texto deste livro é posto ao serviço de objectivos de natureza não apenas lúdica, mas também pedagógica e didáctica, designadamente o de oferecer à criança / jovem e a todo aquele que não estiver familiarizado com as questões relativas ao mistério da relação entre a vida e a literatura, o ensejo de as conhecer e porventura de lhes responder, sem o peso do discurso teórico que, naturalmente, lhes subjaz e continuadamente as constrói e desconstrói.

A filosofia de Jacques Derrida (e, entre nós, de Rui Magalhães) está implicada na perspectiva assumida, visando-se, em última análise, aqueles a quem pertencerá preservar, sustentar e fazer crescer os valores do espírito. Que esta iniciativa possa contribuir, de alguma forma para reforçar a coesão dos pequenos redutos que, aqui e ali, acreditam que o seu esforço contribuirá para elevar a humanidade ao “nível de vibração” dos “momentos dentro e fora do tempo” de que os poemas convocados e as pinturas de Fernanda Maio dão testemunho.Este conto surge no âmbito de um projecto desenvolvido no CLC – Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Dirigido às crianças e não só, visa o desenvolvimento dos valores da cultura e do espírito.São de Fernanda Maio, professora da Escola Superior de Arte e Design (Caldas da Rainha) as pinturas que ilustram os poemas convocados ao longo da narrativa, esta de Cecília Basílio (membro do CLC da Universidade de Aveiro).

 

Título completo: Da Banda de lá do Tempo

Autor: Fernando Manuel Brites

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-32-2

N.º de páginas: 408

Preço: 15 euros

Disponibilidade: Disponível

Sinopse

Depois de “Recreio de Memórias”, Fernando Manuel Brites volta à ribalta das edições, agora com um vigoroso romance que tem por título “Da banda de lá do tempo”.

Este é, efectivamente, o romance de um tempo, mas também de pessoas e de lugares. O tempo é o que nos transporta da segunda metade do século XX aos nossos dias. As pessoas são as que, no imaginário do autor, vivem num Portugal rural e buscam melhor vida no exterior, na circunstância em Moçambique, província colonial portuguesa que se torna país independente em meados dos anos 70. Os lugares subentendem-se: Distrito de Leiria, Figueiró dos Vinhos, aldeia de Ana de Avis e redondezas; depois, em Moçambique, Manica, Chimoio (Vila Pery), Gondola, Tembe e região envolvente.

São, pois, as migrações na última fase do chamado Estado Novo, o fomento tardio das designadas Províncias Ultramarinas, a Guerra Colonial, a exploração e o medo, a independência das colónias, a precipitação e a vindicta, o pânico e a fuga, o retorno à Metrópole, a integração, o recomeço…

Título completo: Memórias das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria e dos Serviços Municipalizados de Água, Electricidade e Saneamento

Autor: Alda Sales Machado Gonçalves

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-27-8

N.º de páginas: 226

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

À autora sempre incomodou o apagamento da memória dos factos e das pessoas, e a história das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria bem merece, em sua opinião, ser lembrada, ou que, pelo menos, não seja de todo esquecida.

Um tanto em louvor desses tempos, e também por ter chegado ao seu conhecimento que muita documentação daquela instituição terá desaparecido, resolveu a autora tentar recuperar memórias perdidas, baseando-se, especialmente, nas notícias publicadas em “A Nossa Voz – Boletim Formativo e Informativo das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria”, que durou onze anos e dois meses, entre Novembro de 1975 e Dezembro de 1986, bem como nos processos sobre várias actividades da Comissão Cultural que actualmente se encontram no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Leiria. De Janeiro de 1987 em diante não aparecem notícias escritas, e as orais, embora já muito desvanecidas, ainda serviram de pistas. Felizmente, também ainda foi possível encontrar fotografias alusivas a eventos culturais e desportivos, que vários sócios foram guardando e que gentilmente disponibilizaram

Esta obra é, pois, uma partilha de memórias, parte essencial da história e do papel das OSPCML – Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria, de enorme importância para a Autarquia e para todos os funcionários, pela sua riqueza cronológica e de personalidades, que marcaram a associação ao longo de muitos anos.

As OSPCML materializam o dinamismo de sucessivas direções, funcionários que colocaram o interesse colectivo em detrimento do seu interesse pessoal, com o intuito de engrandecer a instituição e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus associados.

 

Título completo: Quando Leiria Canta

Autor: Alda Sales Machado Gonçalves

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-30-8

N.º de páginas: 208

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Este livro representa uma pequena antologia constituída por poemas alusivos à cidade de Leiria que se encontram musicados. As letras dos poemas vão acompanhadas das respectivas partituras, ilustradas com as fotografias dos autores das letras e com as dos autores das respectivas músicas, e ainda com uma pequena resenha sobre quem fez as letras e sobre quem compôs as músicas. Contudo, nem de todas as letras se conseguiram encontrar as respectivas partituras, embora se saiba quem foram os seus autores.

Esta colectânea de canções é, pois, um conjunto de memórias que refletem aquilo que Leiria suscitou a amantes da música, uns mais elaborados, outros mais singelos, ao longo de um século. É uma abordagem sociológica através de partituras e versos que acaba por ser um novo capítulo da História da Música em Leiria.

Esta recolha de músicas e canções representou um trabalho paciente da autora. Já conheceria algumas; outras foram-lhe indicadas por quem ela conhecia; outras, ainda, tinham sofrido diversos arranjos, dificultando-lhe a identificação dos originais, para além daquelas que lhe criaram dificuldades de direitos de propriedade e autoria. Não desistiu, falou com este e com aquele, insistiu, torneou os obstáculos e o trabalho aqui está para orgulho de todos.

Ao ser agora dada à estampa, este “Quando Leiria Canta” tem uma particularidade: estando em 2016, a autora quis associar a publicação desta trabalho a duas associações que conhece bem: as Obras Sociais da Câmara Municipal de Leiria, da qual foi sócia fundadora; e o Orfeão de Leiria, Casa que muito tem dado a Leiria no que toca à Música, o que só é possível porque também muito tem recebido das suas gentes. O Orfeão comemora esta ano o seu 70.º aniversário.

 

Título completo: Textos cínicos de amargura variável

Autor: Pedro Jordão

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-31-5

N.º de páginas: 192

Preço: 15 euros

Disponibilidade: Disponível

Sinopse

Embora tenha vários livros “na gaveta”, é a primeira vez que Pedro Jordão dá à luz um livro. Confessa que foi coisa que até há poucos anos nunca lhe tinha passado pela cabeça. «Mas publicar um livro – estou agora a constatar – não é nada de grave. No meu caso, apenas a expressão de uma vontade de comunicar a quem o ler uma série de pontos de vista. Sobre quê? – pergunta-se, e com razão, porque o título não esclarece.

– Sobre temas comuns, terrivelmente comuns, que geralmente se evita discutir para não beliscar verdades – ou “verdades” – instaladas como dogmas.»

Lê-se no Prefácio: «Este livro compõe-se de um conjunto de textos que desmascaram as múltiplas, complexas e subtis armadilhas culturais, intelectuais, e o que mais seja, que nos mantêm presos numa gaiola de crenças, convicções e vaidades de onde nos habituámos a ver o mundo e a (não) pensar a nossa vida. A hipocrisia, as religiões das falsas virtudes e do fomento das guerras e da intolerância, o desdém de uns por outros, a cobiça e ambição, o Natal e o consumismo, só para nomear alguns dos temas dos muitos textos que compõem o presente livro. Oscilando entre a ironia, o humor, o cinismo (ele próprio), a autenticidade e a indignação, este livro constitui uma deslumbrante viagem ao fundo pessoal e civilizacional de nós mesmos.»

 

Título completo: Coleção de Pintura, Séculos XVI-XVIII – Museu de Leiria

Autor: Jorge Estrela

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-23-0

N.º de páginas: 176

Preço: 10,00 euros

Disponibilidade: Disponível no Promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

Desde há cerca de 100 anos, Leiria dispõe de uma colecção de pintura que raramente esteve disponível para um olhar público. Recuperada de modo amador nos anos 50 do século XX para uma exposição de Arte Sacra, foi em parte exibida na década de 60 no efémero Museu de Leiria, nas traseiras da Sé. Nos anos 80 acabou por ir parar às caves do castelo onde foi sujeita a um ainda mais rápido processo de degradação.

Finalmente, em 2002 inverteu-se o ciclo: a Câmara Municipal de Leiria promoveu o restauro das pinturas na sua totalidade. Telas quase opacas, onde a custo se vislumbrava a imagem subjacente, renasceram com limpidez e propiciaram pela primeira vez uma leitura clara. A exposição que esteve patente no edifício Banco de Portugal em Julho de 2005, com 54 pinturas restauradas, foi disso prova elucidativa.

Mas as imagens sem intérpretes quedam-se herméticas. Portadoras de crenças, enigmas, narrações e conflitos, precisam de ser descodificadas para se tornarem legíveis. É essa tentativa que se faz com o presente volume, no que teve papel determinante o autor e historiador de arte Jorge Estrela, e cuja edição póstuma se deve ao Município de Leiria, com a incontornável colaboração da viúva, Carlota Simões, e do amigo do peito, António Luís Ferreira. A produção é da Textiverso.

Título completo: Veredas do Silêncio

Autor: Clara Paulo

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-28-5

N.º de páginas: 184

Preço: 12 euros

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Este é o primeiro livro de Clara Paulo que, assim, se estreia nas lides literárias. É um longo livro de poemas muito sentidos. No Prefácio, Vergílio De Lemos cita Baudelaire para dizer que «o poeta goza deste incomparável privilégio de poder, à sua maneira, ser ele próprio e outrem». Para depois considerar que Clara Paulo também goza desse privilégio. E caracteriza a autora: «Na grande maioria das vezes, ela diz que escreve por impulso, isto é, sente uma irresistível vontade de escrever, sem saber bem porquê. Porque gosta, naturalmente! Porque se sente bem assim. É também um pouco de repentismo, mas temático, dirigido. Há ali uma “mão” do coração, pelo que sente, pela sua envolvência com o ambiente que a rodeia, pela vontade de tudo amar. E arriscaríamos mesmo a dizer que está construindo um estilo próprio, o que nem sempre é fácil, porque não é rebuscado, é genuíno.»

O livro constitui como que um primeiro mergulho num oceano que é o público, admirador ou crítico. Saber conviver com esse público não é ceder a facilidades nem opor-se-lhe porque sim. Como escreve o prefaciador, «poeta é sempre poeta». E acrescenta: «Não é o tempo, nem as circunstâncias que o fazem, mas sim o seu sentir, a forma de observar as coisas. Afinal o poeta não é só um fingidor…»

 

Título completo: Revolta na Stephens

Autor: Fernando Luz

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-29-2

N.º de páginas: 142

Preço: 12,50 euros

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Em 1827 os vidreiros da fábrica de vidros da Marinha Grande estavam em guerra. Não aceitavam a decisão do Estado de não querer receber a fábrica conforme fora determinado em testamento por Diogo Stephens, antes pretendendo dá-la de arrendamento a particulares. Iam dar início a formas de luta pelos seus direitos e pelos destinos da fábrica, muitos anos antes de na Marinha Grande ou em qualquer lugar de Portugal outros operários iniciarem formas de luta semelhantes. Um de entre eles, o ajudante de cristalaria Vicente de Sousa, vê-se de súbito envolvido numa luta dupla que é, por um lado, garantir o seu posto de trabalho e, por outro, conquistar a mulher da sua vida. O drama que Fernando Luz nos transmite do interior ou à volta da fábrica não é menor, em intensidade, do que aquele que se desenrola na vida e no coração do jovem ajudante. A força do verbo e a familiaridade dos cenários têm, nesta “Revolta na Stephens”, a grande virtude de nos enlear, desencadeando em nós a mesma tensão passional que o autor coloca nas personagens. Um facto histórico dá, assim, estribo a uma ficção romântica que podia ser, também, uma história real.

 

Título completo: Ecos

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

N.º de páginas: 64

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

“Ecos” constitui uma antologia de Poesia dos alunos da Unidade Cultural “Poesia e Dizer” do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, desta vez relativa ao ano lectivo de 2015-2016.

O Professor Doutor Armando Coelho, actual Presidente da Direção daquele Instituto Cultural, escreveu na Introdução ter tido «o privilégio de me cair nas mãos não sei se um ramo de crisântemos, se uma cesta de frutos maduros apanhados da magnólia ou da cerejeira de um jardim, onde se vêm plantando muitas árvores, que vemos já de tronco forte, com profundas raízes e imensos ramos que se cruzam uns com os outros e por todo o arvoredo, assim, formando um lugar especial: Uma heterotopia, “outro lugar”, na expressão de Bourdieu, com a singularidade de se tornar espaço aprazível de encontro(s), consigo  e com os outros, como se vislumbra ser o principal reflexo do espírito deste livro».

A professora daquela Unidade Cultural e responsável pela organização desta antologia explica que, «embora o programa tenha incidido na Poesia Portuguesa Contemporânea, cada aluno usou de liberdade para se exprimir na sua própria voz, marca da individualidade que caracteriza o ser». E acrescenta: «Contudo, penso poder dizer que todos foram sensíveis à palavra, material de eleição que os poetas usam para revelar o mistério que se desprende de todas as coisas, mesmo das mais pequenas e simples, aparentemente insignificantes.»

 

Título completo: O Mosteiro de Alcobaça visto por um monge de Cister

Autor: Dom Maur Cocheril

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-21-6

N.º de páginas: 46

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Neste livro reproduz-se a conferência proferida no Refeitório do Mosteiro de Alcobaça em 27 de Maio de 1972 pelo monge cisterciense Dom Maur Cocheril, numa versão portuguesa do Eng. José Manuel Natividade Sanches Coelho para a leitura feita pelo autor. Nesta conferência, Dom Maur Cocheril evocou, numa notável e histórica intervenção, mantida inédita até agora, os monges que viveram no Mosteiro de Alcobaça durante perto de setecentos anos.

Sobre o autor, escreveu o Eng. Coelho: «É ele um Monge de Cister que voltou aqui um dia e se tomou de encanto pela minha terra, e que a ela, no seu próprio dizer, “prendeu para sempre o seu coração, com o mesmo afecto que outrora unia aqueles a quem Deus concedera a graça insigne de viver nestes lugares”.»

Na altura, Dom Maur Cocheril trabalhava numa monografia sobre o Mosteiro de Alcobaça, obra profusamente ilustrada que só deveria vir a lume muito mais tarde, já depois do seu falecimento e mercê dos cuidados e diligências do Eng. Coelho.

Visitava então Portugal, pela sétima vez, para proceder a consultas em vários arquivos e bibliotecas e recolher documentação fotográfica e outros elementos que se tornavam necessários a dois trabalhos que planeara escrever, intitulados respectivamente Roteiro das Abadias Cistercienses Portuguesas e A vida de S. Bernardo nos azulejos das Abadias Cistercienses Portuguesas.

 

Título completo: Pérolas de Vida

Autor: Pedro Moniz

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-16-2

N.º de páginas: 86

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Pérolas de Vida é um livro de poesia, de teor contemplativo, activo e autobiográfico. Embora de tema indefinido, podemos encontrar nele diversas formas poéticas, geradas em idades diferentes que podem identificar-se em três grupos principais: Família, amigos e sítios; Deus e religião; e Pátria.

No primeiro grupo brilham as composições mais simples, carregadas de ternura por pessoas – e um gatinho – e de enlevo por sítios. E uma surpresa em francês.

Ao segundo, em composições mais longas e mais elaboradas, com muitos sonetos, pertencem as orações, as confissões de Fé, e a saudade da infância geradora dos anseios de felicidade. Neste conjunto de poemas, se perpassa algum queixume dirigido ao Céu, tem imediato lenitivo na esperança, com uma súplica humilde “ambiciono ser feliz”.

No terceiro grupo, quatro ou cinco sonetos, repousam as “pérolas” do orgulho patriótico do Pedro Moniz pela epopeia lusa.

 

Título completo: Recreio de memórias

Autor: Fernando Manuel Brites

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-15-5

N.º de páginas: 612

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

O autor, Fernando Brites, resolveu escrever e publicar, aos sessenta e cinco anos de idade, este livro, não propriamente para que, por ele, se proceda a uma «revisitação ao baú das recordações, mas sim para que sirva de ampla reflexão às pessoas que o vierem a ler, de como são tão importantes as coisas simples da vida, aprender a vivê-la, recreá-la e preenchê-la com qualidade e intensidade, sem jamais abdicar da sensibilidade, do conhecimento, da observação, da leitura e da pesquisa, e chegar ao horizonte dos dias com aquela sensação extraordinária de ter sabido viver, vivendo intensamente cada momento como se fosse o último, não vegetando simplesmente, vogando ao sabor amargo de uma breve e anónima passagem, sem ter gozado a vida na sua plenitude».
A narrativa não pretende ser uma autobiografia, pois obedece a um estilo de escrita diferente. Trata-se, antes, de uma espécie de quase-diário, mais intimista, preocupando-se o autor em apenas avivar as suas memórias, sem qualquer tolhimento ou receio. As mais longínquas serão um tanto difusas, logo menos densas, e naturalmente haverá outro rigor e precisão na busca das mais recentes.
Ao franquear o baú de recordações, o autor tem plena consciência do risco que é expor-se e aos que, ao longo da vida, o rodearam, mas predispõe-se a aceitar com humildade as críticas que venham a fazer-lhe.

 

Título completo: Comenius Regio – Everybodies 2013/2015

Autor: Câmara Municipal de Leiria

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-07-0

N.º de páginas: 32

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

O projeto “Everybodies - Le corps dans tous ses états” nasceu de uma candidatura submetida a 21 de fevereiro de 2013 e resultou numa parceria entre duas “regiões” europeias: Leiria (Portugal) e Zuydcoote (França).

A iniciativa, inserida no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, foi coordenada pelo Município de Leiria, tendo como parceiros o Centro Hospitalar de Leiria-Pombal, o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus e a Escola de Dança Clara Leão.

Do lado francês, o Programa Comenius Regio envolveu a coordenação do município de Zuydcoote e as parcerias do Colégio Boris Vian, Teatro Bateu Feu, Hospital Marítimo de Zuydcoote e L’Escale.

Este projeto teve como objetivo principal abordar o corpo humano em diversas vertentes, tentando que cada um dos envolvidos/participantes analisasse o corpo humano nos seus vários aspetos, construindo uma imagem de si e uma consciência do corpo através de diferentes experiências como a artística, terapêutica, educativa e desportiva.

A ideia passou por evoluir e modificar a sua própria relação com o corpo, partindo de uma abordagem individual e coletiva, não esquecendo as situações de incapacidade de alguns dos participantes, impelindo-os a partilharem experiências à volta de dois objetivos principais: o meu corpo e eu (construindo-se como indivíduo) e o meu corpo e as obrigações.

As atividades foram desenvolvidas através de encontros, partilhas de experiências, exposições e espetáculos, entre outras ações.

 

Título completo: Hera

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

N.º de páginas: 64

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Eis uma nova antologia de Poesia dos alunos da Unidade Cultural “Poesia e Dizer” do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, desta vez relativa ao ano lectivo de 2014-2015. Numa primeira parte, designada “Barco alado”, podem ler-se alguns poemas que têm como motivo uma pintura designada justamente “Barco alado”. O resto do livro tem temática variada, em função das sensibilidades dos autores, e os textos agrupam-se sob o tema da capa, “Hera”.

Título completo: Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura

Autor: Raquel Ramos

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-03-2

N.º de páginas: 160

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível

Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL)

 [COMO ENCOMENDAR]

 

Sinopse

Em mais um livro de Raquel Ramos, a adolescência e os seus inúmeros problemas é o tema eleito. Ana Joana, ao contrário da maioria dos amigos e colegas, não quer ser médica, professora ou engenheira, mas sim política. «Que disparate!», poderá pensar-se. Mas Ana Joana, apesar das contrariedades e dos comentários adversos, não desiste. Quando está aborrecida, desiludida ou tem dúvidas, coloca na parede do quarto o seu lema de vida: “Eu consigo!” Será a vida de uma adolescente que quer ser política muito diferente da tua? Como reage quando o Filipe, por quem está apaixonada, é obrigado a emigrar com os pais? Como lida com uma mãe que não lhe permite ter conta no Facebook ou um smartphone? Como conta à melhor amiga que viu o namorado dela a passear de mão dada com outra rapariga? E porque quer a Ana Joana deixar tudo isto registado? Lê o seu diário e descobre!

 

Título completo: Eles não esperam por cães que mancam

Autor: Amílcar Coelho

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8012-01-8

N.º de páginas: 112

Preço: 11 euros

Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse

Remontando à doação concedida por D. Afonso Henriques ao abade da Ordem de Cister, Bernardo de Claraval, em 1153, os “Coutos de Cister”, compreendiam um território aproximadamente de 500 km2, situado entre a Serra dos Candeeiros e o Oceano Atlântico, que abrangia os actuais concelhos da Nazaré, quase todo o de Alcobaça, assim como parte norte do concelho de Caldas da Rainha, e tinha a sua sede no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Profundamente enraizadas no coração da portugalidade, as Terras e as Gentes de Cister configuram, desde a sua origem, a inscrição de um espaço singular de bem-estar temporal e espiritual. O espaço é a quadratura ou o habitar dos mortais e dos deuses, onde as forças da terra (telúricas) e as forças do céu (celestes) nunca cessam de operar a religação do viver dos homens e da sua busca incessante de transcendência.

pensar diversoTítulo completo: Pensar diverso & outras claridades
Autor: Luís Vieira da Mota
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-99-0
N.º de páginas: 208
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Junto do Jornal das Cortes [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse:

O livro que agora se edita reúne, basicamente, uma boa parte das crónicas que, desde finais dos anos 90, o autor publica regularmente na página 2 do Jornal das Cortes sob o título “Pensar diverso”, embora neste livro só a partir de 13 de Julho do ano 2000, acrescentando-se ainda alguns contos sob o título genérico “Histórias do solstício pequeno”, publicadas habitualmente nas edições de final de ano, e ainda alguns poemas que se designaram “Claridades difusas”. A função de livros como estes, que juntam textos publicados no jornal, é justamente o de permitir que, em qualquer altura, possamos reler alguma coisa que nos agradou. Enquanto o jornal desaparece, o livro pode ficar ali à mão, na estante, e rapidamente responder à nossa curiosidade.

pedreiras historiaTítulo completo: Pedreiras – A sua história e outras histórias
Autor: Armindo Vieira
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-97-6
N.º de páginas: 112
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Disponível na Junta de Freguesia de Pedreiras

 

Sinopse:

Apresenta-se neste livro um resumo da história da freguesia das Pedreiras actualizada, com particular destaque para as indústrias da pedra e do barro, principais fontes de rendimento da comunidade, para além de falar um pouco do património construído e cultural.
Conta ainda esta pequena obra com pequenas biografias das associações e instituições aqui sediadas, sendo que também se podem analisar os feitos de todos os presidentes de junta que, ao longo de noventa anos, dirigiram os destinos da freguesia. Alguns factos daquela terra também não foram esquecidos, assim como os sacerdotes que por lá passaram como párocos.

leites barrosTítulo completo: Os Leites de Barros e a Casa da Breia: genealogias
Autor: Estela Ângela Leite de Barros Vilela Passos
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-96-9
N.º de páginas: 50+22 de extratexto
Preço: 30 euros
Disponibilidade: Disponível junto da Autora

 

 

Sinopse:

O estudo que aqui se apresenta é apenas um olhar ou um testemunho sobre o vasto campo da Casa da Breia, em Cabeceiras de Basto, da sua História, do seu significado através dos tempos, da sua permanência na História das Mentalidades e da Cultura, na História da Família, na preservação de um passado que deve continuar no futuro, não só pelo património construído, mas também pela componente agrícola e ambiental de uma grande beleza.

lilia capaTítulo completo: Lília
Autor: José Capote Gonçalves
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-90-7
N.º de páginas: 240
Preço: 14,50 euros
Disponibilidade: Disponível no promotor [ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]


Sinopse:
A vida era dura naquelas aldeias do distrito da Guarda. O chão era pouco fértil para a agricultura. Por vezes, o povo tinha que arriscar a vida no contrabando, para pôr comida no prato. A emigração era a solução para aquela gente mudar de vida. Os homens partiam à aventura do “salto”. As mulheres aguardavam a chamada.
Maria, a mulher de António, não fugiu à regra: ficou na sua terra, Lageosa da Raia, à espera de ter bebé e depois ser chamada pelo marido. Deu à luz uma menina, chamada Lília, o nome de uma flor. A menina era protegida por um Anjo que falava com ela e lhe concedeu o dom de curar doenças. Lília, que acabou por se formar em medicina, aliava aos seus conhecimentos a sua capacidade extra-sensorial e proporcionava o bem-estar aos que dele precisavam, inclusive em várias missões humanitárias pelo mundo.

cabo  rocaTítulo completo: O Cabo da Roca

Autor: José Capote Gonçalves

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-93-8

N.º de páginas: 62

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]


Sinopse:

O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental do Continente europeu. Os Romanos chamavam-lhe “Promontorium Rocca”, isto é, Promontório da Roca. Para eles o Cabo da Roca era a ponta mais avançada do seu vasto Império, que nascia nas margens dos rios Tigre e Eufrates e terminava no promontório Magno. Plínio, cientista e historiador romano, refere-o como um local onde os lusitanos iam, em romagem, adorar a Lua que eles designavam “Cintya”. Pensa-se que foi desta designação que se formou o nome da actual vila de Sintra, a “Cintya” do passado. Camões, o Épico, numa passagem de os “Os Lusíadas”, chamou-lhe cume da cabeça da Europa: “Onde a terra se acaba e o mar começa”. Para além do Cabo da Roca, este livro apresenta imagens admiráveis das aprazíveis regiões das redondezas, desde Estoril e Cascais até Azenhas do Mar e Sintra.

vend sapatos capaTítulo completo: Vendedor de Sapatos
Autor: Nídia Nair
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-94-5
N.º de páginas: 24
Preço: 6,5 euros
Disponibilidade: Disponível junto da autora [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]



Sinopse:

“Vendedor de Sapatos” é uma história em família sobre distâncias e aprendizagens.
Uma carrinha branca e sapatos de muitas cores.
Um livro para ler ver em português e em inglês.
Um pretexto para conversar e também – por que não? – pesquisar sobre a Indústria do Calçado.

claridades capaTítulo completo: Claridades
Autores: Vários
Colecção: Extra colecção
ISBN: n/t
N.º de páginas: 64
Disponibilidade: Não disponível

Sinopse:

A antologia de Poesia dos alunos da Unidade Cultural “Poesia e Dizer” do Instituto cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, relativa ao ano lectivo de 2013-2014, apresenta, numa primeira parte, algumas das composições poéticas que surgiram ao longo do ano, dispostas por ordem alfabética. A segunda é composta por écfrases, composições poéticas que surgiram motivadas por imagens de carácter artístico.

capa conversa cavalosTítulo completo: Conversa de Cavalos
Autor: Luís Vieira da Mota
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-87-7
N.º de páginas: 22
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Não disponível

 

 



Sinopse
“Conversa de Cavalos” foi concebido «para o Gabriel, cavaleiro de sonhos», neto do autor e já um amante do hipismo e promissor cavaleiro. A história passa-se numa estrebaria e a conversa é entre cavalos. Só um menino os ouve e os entende, para estupefacção do tratador.

reflexoes rp capaTítulo completo: Reflexões de Cidadania - prosa e poesia
Autor: Rui Sá Pessoa
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-83-9
N.º de páginas: 208
Edição: Jornal das Cortes
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Não disponível


Sinopse:
Este livro tem duas partes distintas. Numa primeira pode ler-se uma colectânea seleccionada de textos de Rui Sá Pessoa publicados no mensário “Jornal das Cortes” (Leiria) entre 1994 e 2013. Na segunda foi inserido um conjunto de poemas na sua maioria inéditos e de carácter variado. O autor produziu os textos da primeira parte enquanto colaborador e Director daquele mensário. São constituídos por Editoriais, prosas evocativas de episódios da juventude e do quotidiano e versos humorísticos sob a forma de gazetilhas. Quanto à segunda parte, ela apresenta textos poéticos que vão de um lirismo requintado à irreverência mais acutilante, passando pela ternura familiar, pelo bairrismo, pela amizade e também pelo misticismo.

malandros_cruz_capaTítulo completo: Os Malandros do Cruzeiro

Autor: José Capote Gonçalves

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-79-2

N.º de páginas: 124

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Disponível junto do Promotor: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sinopse:

“Os Malandros do Cruzeiro” constituíam um grupo de jovens dos 16 aos 25 anos, muito amigos e muito unidos que se reuniam no edifício do Cruzeiro na rua do Viveiro, Monte-Estoril, onde tinham o seu quartel-general. Eram divertidos nas suas brincadeiras, divertiam-se e divertiam quem tinha oportunidade de assistir a elas.

capa_poemas_habitarTítulo completo: “poemas para habitar”
Autores: Vários
Colecção: Extra colecção
ISBN: n/t
Nº de páginas: 64
Disponibilidade: Não disponível

Sinopse:

Esta é mais uma antologia – a sexta da série anual que a Textiverso tem vindo a produzir – de composições poéticas que os alunos da unidade cultural “Poesia e Dizer”, do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, conceberam durante o ano lectivo de 2012/13, sob a orientação da professora Dra. Maria Celeste Sousa Alves. «Tímidas incursões poéticas algumas, outras mais arrojadas, todas elas são manifestações espontâneas daqueles que um dia se deixaram tocar pela poesia» – considera a professora.

capa_fontes_pazTítulo completo: Fontes de guerra, fontes de paz

Autor: Jaime de Oliveira Martins

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-78-5

N.º de páginas: 208

Preço: 15 euros

Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

A acção deste romance tem início logo após a devastação e o medo vividos durante a última das invasões francesas, na região de Leiria (1810-1811). É, pois, um romance de época, mas sem a preocupação do rigor histórico, cuja trama conduz à paixão de duas personagens colocadas em lados opostos da barricada, enaltecendo, embora, a vitória do amor e da paz sobre o ódio e a guerra. Fontes é a aldeia inspiradora. O nome desta obra identifica a aldeia onde nasce o rio Lis, na freguesia de Cortes (Leiria), e onde também se desenrola uma boa parte dos episódios. É uma aldeia rural simples, mas que ressuma a sabedoria dos homens humildes, decorada pela beleza com que a força da natureza a completou.

menino_capaTítulo completo: O menino que acordava as estrelas

Autor: Paulo José Costa (texto) e Nídia Nair Marques (ilustr.)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-77-8

N.º de páginas: 20

Preço: 8 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor
[Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

Esta é a história de Tristão, um menino aventureiro que vivia na terra da alegria.

Junto da sua casa havia uma árvore grande onde se empoleirava e onde aprendeu a conhecer a terra e as forças vivas da natureza. Um dia, sobre a árvore, acendeu-se um balão de mil cores. Sem hesitar um instante, pulou para dentro do cesto e partiu rumo ao universo. Longe, nos confins, encontrou uma estrela cujo brilho invadia os céus do mundo! Durante essa viagem, Tristão sentiu que «Partir não é deixar. Partir é não regressar ao coração de quem nos vê diluir-se no horizonte.»

 

capa_mist_coretoTítulo completo: O Mistério do Coreto

Autor: Alunos e Professores do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, de Maceira, e Ana Cristina Luz

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-76-1

N.º de páginas: 36

Edição: Secil

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse:

Nesta história, Henrique Sommer, personagem em destaque, e todos os seus seguidores, corporizam uma viva homenagem ao empreendedorismo, ao associativismo, e aos sentimentos mais genuínos dos Maceirenses.

Um Nome, um Patrono, uma História que se constrói e que se referencia como sinal de identidade e de afirmação, onde todos os quadrantes envolvidos permitem alcançar uma dimensão superior do conhecimento, da socialização e da cultura de uma região.

contemporaneidades_capaTítulo completo: Contemporaneidades – Poesia e Pintura

Autor: Micael Sousa

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044- 74-7

N.º de páginas: 48

Preço: 5 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

Segundo Micael Sousa, o projeto “Contemporaneidades” surgiu um pouco do acaso, ainda que nascendo de criações passadas do autor, mas ganhou uma estrutura bem definida e ligada ao presente em que vivemos.

Os poemas e telas que compõem o livro ganharam forma numa relação direta a este nosso presente de incerteza, onde tudo parece acontecer em ambientes negros. Dos 30 poemas satíricos, críticos e por vezes a tocar uma forma rígida (quase popular), e das 15 telas simbólicas com os seus fundos escuros e cores simples nos motivos, surgiu um pequeno compêndio de mistura plástica e poética.

capa_rios_alemTítulo completo: Por esses rios além…

Autor: Manuel da Cruz de Sousa

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-73-0

Nº de páginas: 406

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse:

Mais do que uma aventura, este livro é o testemunho de alguém com muito de panteísta e misantropo que cada vez mais despreza os homens e cada vez mais ama a Natureza.

Há coisas que o Autor diz nem às paredes confessar. Porém, neste livro, conta factos que lhe espezinharam tanto a alma que acabaram por cristalizar nele todo um conceito naturalista e schopenhaueriano da vida. Para os trazer à luz do dia, teve de abdicar de muito do meu amor-próprio e de quase todos os seus pudores. Terá sido muito difícil e doloroso, algo como desnudar-me psiquicamente, numa manifestação espontânea de sinceridade e transparência. Este livro corresponde, assim, a uma catarse, a um reviver de emoções violentas e, em última análise, a uma tentativa de obter como que um efeito descompressor, numa perspectiva com o seu quê de psicanalítico. O mais importante a reter são os episódios de carácter autobiográfico que exuma da memória em recordações, por vezes, exaltadas e quase sempre em associação a “cargas negativas”.

 

pereiras_taipaTítulo completo: Os Pereiras da Taipa
Autor: Estela Ângela Leite de Barros Vilela Passos
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-71-6
Nº de páginas: 220+16
Preço: 25 euros
Disponibilidade: Disponível junto da Autora
Sinopse:
Este livro assenta em dois grandes capítulos: as estruturas medievais dos Pereiras, da região de Cabeceiras de Basto, numa história de contexto; e a Casa da Taipa – um morgado singular e tardio. Complementam-no de forma notável: um anexo documental; um vasto conjunto de tabelas com a ficha bibliográfica das matérias; e importantes quadros genealógicos das famílias tratadas.

moleiro_capaTítulo completo: Escritos de Manuel Moleiro
Autor: Manuel Oliveira Fernandes
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-70-9
Nº de páginas: 208
Preço: 10 euros
Disponibilidade: Disponível junto do promotor [ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]
[COMO ENCOMENDAR]
Sinopse:
Este livro reúne todos os trabalhos publicados por Manuel Fernandes (ou Manuel Moleiro) no mensário Jornal das Cortes (Leiria), desde o n.º 1, de 5 de Dezembro de 1987, até praticamente à actualidade, constituindo a sua edição uma forma de assinalar os 25 anos do periódico. Particularmente discreto, simples e tolerante, Manuel Moleiro não procurou a notoriedade pública apesar do seu talento para as letras e, especialmente, para os versos. Eram, com efeito, bem significativas a sua perspicácia e a veia nata para os versos, que compunha de forma fluente e versátil, como se fosse fácil.
cronicas_capaTítulo completo: Crónicas
Autor: Jacinto de Magalhães
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-68-6
Nº de páginas: 486
Preço: 20 euros
Disponibilidade: Disponível
[COMO ENCOMENDAR]
Sinopse:

Este livro é, na sua essência, uma compilação de crónicas publicadas por Jacinto de Magalhães no jornal “O Comércio do Porto” entre 1980 e 1985. Mas vai para além disso: a sua publicação pretende também ser uma homenagem ao Autor, promovida pela esposa, Dra. Zita de Magalhães, e seus familiares, passados vinte e cinco anos sobre o desaparecimento do médico, do cientista, do poeta e do cronista, e simultaneamente perpetuar a sua memória junto das novas gerações. O trabalho que realizou foi vastíssimo, sempre pautado por valores humanistas, tentando ultrapassar-se numa busca constante do sublime. Poeta, superava através do registo poético as suas angústias, desalento e manifestamente o seu amor à vida e à natureza.

animais_capaTítulo completo: Histórias com animais lá dentro
Autor: Diversos escritores de Leiria
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-97657-2-6
Nº de páginas: 36
Preço: 4 euros
Disponibilidade: Disponível junto da Associação Zoófila de Leiria “Fiéis Amigos” ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )
Sinopse:
O terceiro volume de ficção editado pela Associação Zoófila de Leiria “Fiéis Amigos” (AZLFA) contém sete histórias com animais lá dentro, como diz o título. Foram escritas por Carlos Alberto Silva, Paulo Kellerman, Cristina Nobre, Júlia Moniz, Carmo Gomes da Silva, Ana Cristina Luz e Gil de Lemos e ilustradas por Carmo van Damme.

caldas1923capaTítulo completo: Caldas da Rainha - Portugal - MCMXXIII

Autor: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-67-9

Nº de páginas: 44

Edição: ACCCRO – Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos

1.ª Edição, 1923; 2.ª edição (facsimilada), 2012

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Em 1923, a então Associação Comercial e Industrial das Caldas da Rainha editou uma pequena publicação, em formato revista, com 24,7 x 34 cm, que versava essencialmente a estância balnear, as «águas sulfúreas e cálcicas», o centro de turismo e as belezas naturais. Ao longo de 24 páginas, diversos autores e figuras proeminentes da época sintetizaram aquilo que representava o cerne dos motivos mais interessantes da vila caldense e arredores.

capa_beethowenTítulo completo: O génio da música romântica – Ludwig van Beethoven
Autor: Júlia Moniz
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-64-8
Nº de páginas: 140
Preço: 12 euros
Disponibilidade: Disponível
Encomendar: Contactar promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]
Sinopse:
Em que tempo e espaço paira a mente de um génio? – Nunca saberemos realmente onde se movem, onde pairam as mentes de alguns dos homens especiais que surgem neste mundo. Júlia Moniz apresenta-nos Ludwig Van Beethoven, narra-nos a história da sua vida e leva-nos a mergulhar nas várias facetas da sua personalidade, uma dessas personalidades complexas, de trato forte e difícil e, ao mesmo tempo, com uma grande espiritualidade, fazendo-nos pensar que a sua mente e o mundo da sua imaginação, que se expressa através da música, têm forçosamente que estar desajustados deste mundo material e das sociedades onde se move o homem comum.

capa_nascerTítulo completo: Do nascer ao pôr-do sol
Autor: Luís Veiga
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-62-4
Nº de páginas: 122
Preço: 10 euros
Disponibilidade: Disponível no promotor [ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]
Sinopse:
Luís Veiga não é escritor, mas é um belíssimo narrador de coisas. Das coisas que viveu, das coisas que criou ou ajudou a criar, este “Do nascer ao pôr-do-sol” podia ser, se ele o quisesse, o primeiro de outros mais. Com sabor a sal, com sabor de açúcar e apimentados com bastante humor. Mas Luís Veiga não é escritor. Foi rebelde na escola. A rebeldia, conta-nos ele, corolário da injustiça que sentia nas palmatoadas da mestra. Que freira era! Por isso aprendeu a escrever tarde. Mas não a más horas. Ainda a tempo de nos encantar com as suas palavras. E versejou. Para a Fátima. A sua Fátima, uma estória contínua, de amor contínuo. Romance contrariado, daí duradouro, tão duradouro que, para os cânones actuais, dir-se-ia eterno. E constante. E sereno. Está tudo no livro. O que não se lê nas linhas descobre-se nas entrelinhas.

capa_texturasTítulo completo: Texturas poéticas
Autores: Vários
Colecção: Extra colecção
ISBN: n/t
Nº de páginas: 64
Disponibilidade: Não disponível
Sinopse:

Antologia de textos poéticos produzidos no ano lectivo de 2011-2012 pelos alunos da unidade cultural “Poesia e Dizer”, do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, este livro revela, segundo o Director daquele Instituto, Prof. Doutor Levi Guerra, «a riqueza de viveres, de sensibilidades de eleição, de declaração de verdades, enfim, percursos de vida entre ilusões e certezas, entre fins alcançados e outros interrompidos, no longo caminho que as pessoas já calcorrearam».

aristides_capaTítulo completo: Aristides, o semeador de estrelas

Autor: Ana Cristina Luz (texto) e António de Moncada Sousa Mendes (ilustrações)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-61-7

N.º de páginas: 16

Preço: 3 euros

Disponibilidade: Disponível junto da autora [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

Sinopse:

Aristides de Sousa Mendes foi uma figura notável da nossa história. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, quando da invasão da França pela Alemanha nazi, concedeu cerca de 30 mil vistos de entrada em Portugal, em desobediência a Salazar, salvando dezenas de milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Este gesto ditou a sua desgraça e a da sua família. Morreu sozinho, na mais profunda miséria, com a família espalhada pelos quatro cantos do mundo, por uma questão de sobrevivência. Como se o castigo dado pelo regime fascista não fosse suficiente, o seu nome foi votado ao mais ignóbil esquecimento durante décadas.

edifficio_jfl_capaTítulo completo: Freguesia de Leiria – Edifício sede: 140 anos de história

Autor: Liliana Alves

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044 -59-4

Nº de páginas: 48

Disponibilidade: disponível no promotor – Junta de Freguesia de Leiria

[ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]

Preço: Não disponível

Sinopse:

A Escola Conde de Ferreira foi a primeira escola pública da cidade de Leiria. O seu nome obteve-se do benemérito Conde de Ferreira que, em testamento, doou 120 escolas primárias a serem instaladas nas capitais de distrito, tornando-se assim num dos primeiros grandes impulsionadores do ensino em Portugal. O edifício da Escola Conde de Ferreira testemunhou a mudança dos tempos, o despontar do ensino público no país, a queda da Monarquia, a I República, os tempos difíceis da I Guerra Mundial e mais tarde, foi o lugar escolhido para a instalação do primeiro telefone em Leiria.

cao_bela_capaTítulo completo: O cão da Bela Adormecida

Autores: Luís Vieira da Mota (texto) e Carmo Van Damme (ilustrações)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-97657-1-9

N.º de páginas: 16

Preço: 3 euros

Disponibilidade: Disponível junto da Associação Zoófila de Leiria “Fiéis Amigos” [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

Sinopse

O despertar da Bela Adormecida, após os cem anos de sono mágico, incluía o acordar de todas as suas coisas: flores, bonecas, criados e também, como não podia deixar de ser, o do seu cãozinho, o Morfeu. Contudo, o Príncipe que doou o beijo despertador recusou-se a aceitar o cachorro. A partir daí, Morfeu, através de várias metamorfoses, sofreu uma verdadeira vida de cão. Vidas de cão são assim mesmo.

ultimo_patamar_capaTítulo completo: O último patamar
Autor: Fernando Manuel Brites
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-58-7
Nº de páginas: 224
Preço: 15 euros
Disponibilidade: disponível no promotor[ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]
Sinopse:
Com este livro, o autor pretende enaltecer os feitos de uma população que, bairrista como nenhuma outra, habitou, habita e habitará até à posteridade na aldeia do Soutocico. Os factos decorrem, nos primeiros três capítulos, ao redor de vivências de antigamente, nas principais tabernas do lugar, seguindo-se a importância do teatro amador e o papel preponderante das suas duas principais instituições: a Filarmónica e o Clube.
O género adoptado pelo autor é o da quase ficção, com discursos directos e episódios picarescos, uns reais, outros imaginados, passados à volta das tabernas ou das lojas da localidade do Soutocico – epicentro da sua divagação antropológica.
torga_bilingue_capaTítulo completo: A Leiria de Miguel Torga - Guia da Cidade / The Leiria of Miguel Torga - A city guide
Autor: Carlos Alberto Silva
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044 -57-0
Nº de páginas: 72
Disponibilidade: disponível nos promotores – Junta de Freguesia de Leiria [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]
Preço: Não disponível
Sinopse
A passagem do escritor Miguel Torga por Leiria é manifestada na sua obra pelo próprio Autor, que nos deixa um relato muito vivido desses tempos em A Criação do Mundo, em particular no "quinto dia", mas também no "sexto". Esta importância, manifestada e relatada pelo Autor, foi a base de partida para a criação do "Dia de Miguel Torga em Leiria", que hoje é uma realidade.
Esta pequena brochura bilingue (português / inglês) é o resultado de muitos pedidos surgidos após a Edição inicial apenas em Língua Portuguesa e que fazia falta, sobretudo pela necessidade de levarmos através do Mundo a nossa Cultura e a nossa Identidade. Surge no ano da Comemoração dos 10 anos da Criação do Dia da Freguesia de Leiria para que sirva essencialmente todos os que não dominam a língua Portuguesa. É por isso um convite a todos os que procuram Portugal a dedicarem um pouco das suas vidas a visitar e revisitar a Leiria de Miguel Torga, reflectir e saborear a sua obra e esta nossa Cidade de que tanto gostamos.

amigos_capaTítulo completo: Amigos como nós
Autor: Ana Cristina Luz (texto) e Fernanda Maio (ilustrações)
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-97657-0-2
Nº de páginas: 32
Preço: 5 euros
Disponibilidade: Disponível junto da Associação Zoófila de Leiria “Fiéis Amigos” (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Sinopse:
Este livro contém cinco histórias de animais, escritas por Ana Cristina Luz e ilustradas por Fernanda Maio, que tentam sensibilizar para o abandono a que eles são votados e para a importância de os recolher e lhes dar guarida. Justamente, a AZLFA (Associação Zoófila de Leiria “Fiéis Amigos”) foi a primeira associação de Leiria a tentar minimizar o flagelo do abandono de animais. Fundada em Maio de 1999, esta associação sem fins lucrativos tem tido como missão auxiliar estes nossos amigos a encontrarem lares seguros e donos responsáveis.

presid_colmeias_capaTítulo completo: Junta de Freguesia de Colmeias – Os Presidentes
Autor: Silvino F. Gaspar
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-52-5
N.º de páginas: 48
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Contactar Junta de Freguesia de Colmeias Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sinopse:
À medida que o tempo passa, a memória perde-se. Devido a esse factos, serão muito poucos os que, hoje em dia, ainda guardam em mente os nomes e as feições das pessoas que, na Junta de Freguesia de Colmeias, representaram os seus concidadãos. Muito dedicados à governação, exerceram essa tarefa com empenho, dedicação e esforço, e souberam ultrapassar as dificuldades que a cada momento se lhes apresentaram, honrando e engrandecendo a sua freguesia.

capa_animaisTítulo completo: ‘Bora aprender com os animais

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

Nº de páginas: 24

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse:

“era uma vez…” um grupo de quatro alunos, do 12.º A, da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira [Marrazes, Leiria], o André, a Inês, a Joana e a Mariana que, por amarem muito os animais e constatarem que estes nem sempre são tratados com o carinho e a dignidade que merecem, resolveram abordar o tema “Os animais e a sociedade” no âmbito de Área de Projecto, com o objectivo prioritário de relevar a importância daqueles para a vida das pessoas. Procurando cumprir este desiderato, foram concretizando várias actividades e fizeram nascer este livrinho… O grupo escreveu seis pequenas histórias, promoveu um concurso de desenhos para seleccionar os ilustradores entre os alunos da ESALV e teve a sorte de se cruzar com uma fada -madrinha, Maria dos Anjos Vieira, Presidente da Associação Zoófila de Leiria. Soraia Pedrosa ilustrou, a Textiverso deu uma mãozinha na montagem e os próprios alunos arranjaram impressor e comercializam o livro.

capa_do_sentirTítulo completo: Do sentir ao dizer

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

Nº de páginas: 64

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse:

«Aqui se encontra uma exalação poética deste Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes [do Porto] que é manifestação da sua vida institucional onde perpassa a criatividade e a alegria» - escreve o Professor Doutor Levi Guerra a abrir o livro.

 

capa_eca_lraTítulo completo: A Leiria de Eça de Queirós – Guia da Cidade
Autor: Ana Margarida Dinis Vieira
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-48-8
Nº de páginas: 32
Preço: não disponível
Disponibilidade: Junto do promotor – Junta de Freguesia de Leiria
Sinopse:
Foi em Leiria que, a 30 de Junho de 1870, Eça de Queirós, um jovem de 25 anos, tomou posse no cargo de Administrador do Concelho. Ainda estavam longe os dias em que se celebraria como escritor. Da sua passagem pela nossa cidade, onde esteve cerca de um ano, ficaram marcas decisivas na sua obra. Entre elas avulta o romance “O Crime do Padre Amaro”, um dos livros mais notáveis da literatura portuguesa, que tem como cenário Leiria e arredores, assim como algumas personagens que por cá viveram.

capaTítulo completo: Jardim-Escola João de Deus de Leiria - Uma história com 75 anos (1936-2011)
Autor: Liliana Alves
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-41-9
Nº de páginas: 32
Disponibilidade: Pedidos à Junta de Freguesia de Leiria
(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Sinopse:
A ideia de um Jardim-Escola João de Deus em Leiria remonta a 1919, quando a Junta de Freguesia de Leiria reconheceu a necessidade de dotar a cidade com uma Instituição que pudesse acolher crianças a partir dos 3 anos de idade. O processo de construção do edifício começou em 1926, após a doação do respectivo terreno, sito na Quinta do Paraíso, feita pela Sra. D. Maria da Conceição Neves em 1924. A construção do Jardim-Escola contou com a colaboração de várias Instituições, nomeadamente a Junta de Freguesia de Leiria que, sendo a geradora e impulsionadora da ideia, também dirigiu todo o processo.

capaTítulo completo: II Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria - Actas
Autores: Vários
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-40-2
Nº de páginas: 64
Disponibilidade: Pedidos à Junta de Freguesia de Leiria
(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Sinopse:
Na sequência do “I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria”, realizado em 2 de Fevereiro de 2008, a Junta de Freguesia de Leiria e a Delegação de Leiria da Fundação INATEL aceitaram o repto e uniram-se na criação do Dia de Miguel Torga em Leiria, a celebrar anualmente na data da sua libertação do Aljube, 2 de Fevereiro. No âmbito do programa das comemorações realizadas em 2009, promoveu-se um segundo Colóquio sobre o escritor, que continua a reflexão iniciada no ano anterior.

capa_adeusTítulo: Adeus, até à Eternidade

Autor: Júlia Moniz

Colecção: Extra-colecção

ISBN: 978-989-8044-37-2

N.º de páginas: 174

PREÇO: 15 Euros

Disponibilidade: disponível junto do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sinopse:
Trata-se de uma ficção mimetizada sobre alguns aspectos reais, cuja protagonista, Inês Margarida, vai encetar uma viagem, sem um objectivo definido, obedecendo apenas a um impulso inconsciente. Tal atitude traz-lhe novos conhecimentos para descobrir o paradeiro do ex-marido, um homem sensual, rico e inteligente que dissipa uma fortuna com a sua última amante e que se transforma num sem-abrigo. Durante o caminho, repleto de peripécias e algumas dificuldades, mas sempre acompanhada por uma fé inabalável que lhe foi transmitida na infância no seio de uma família rural, o acaso proporciona-lhe o encontro com um condutor de camião, amigo do saber, como ela, e vivem juntos momentos inesquecíveis.

capa_juntosTítulo: Juntos no desafio – Guia para a promoção de competências parentais

Autor: Paulo José Costa, Susana Heleno e Carla Pinhal (texto) Sílvia Patrício (ilustração)

Colecção: Extra-colecção

ISBN: 978-989-8044-36-5

N.º de páginas: 144

PREÇO: 22 Euros

Disponibilidade: Contactar os Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Descarregar imagens: www.juntosnodesafio.com

Sinopse:
Este manual terapêutico resulta da necessidade de dispor de um roteiro estruturado de intervenção para Treino de Aptidões Parentais e pretende ser uma fonte de informação e um manual de auto-ajuda a ser utilizado por Pais de Crianças e Adolescentes com diagnóstico de PHDA ou outras Perturbações de Comportamento (p.e., Perturbação de Conduta e Perturbação de Oposição e Desafio), ou que simplesmente revelem alterações de comportamento que constituam uma dificuldade. Representa, para todos os efeitos, uma proposta de intervenção, apoiada na literatura produzida internacionalmente, que sustenta que uma das terapias, empiricamente validadas e considerada como mais eficiente no tratamento da PHDA e das Perturbações de Comportamento em crianças e adolescentes, consiste no Treino de Competências Parentais.

capa_poesia_encontroTítulo completo: Poesia de encontro 
Autores: Vários 
Colecção: Extra colecção 
ISBN: n/t 
Nº de páginas: 48 
Disponibilidade: Não disponível
Sinopse:
Estamos perante a quarta antologia de poemas dos alunos seniores da disciplina de "Poesia e Dizer" do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto.

vilar_condes_capaTítulo completo: Vilar dos Condes, a terra e a sua gente

Autor: Alda Barata Salgueiro

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-32-7

Nº de páginas: 144

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Contactar a autora, Dra. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sinopse:

Esta obra trata de um pequeno e disperso aglomerado populacional da Beira Baixa, bem no Centro de Portugal, no município de Oleiros. É sobre Vilar dos Condes, dividido em três lugares que se escalonam nas vertentes da serra de Alvelos: Vilar Cimeiro, Vilar do Meio e Vilar Fundeiro. São, segundo o prefaciador, o Professor Luís Manuel de Araújo, «terras bonitas, com longas manchas de eucaliptos e infindáveis tapetes de urze e tojo que descem as encostas até às margens do rio Zêzere a serpentear lá em baixo».

capa_pegadaTítulo completo: A pegada misteriosa

Autor: Ana Cristina Luz

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-33-4

Nº de páginas: 24

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse:

Um dia o Esquilo andava a passear pela fábrica quando encontrou o Pato. Este deu-lhe a grande novidade – tinha aparecido uma pegada misteriosa lá para os lados da Pedreira que não era parecida com as deles. Decidiram ir os dois ver, mas já lá encontraram outros animais amigos que se interrogavam também sobre tão estranho acontecimento, sugerindo que a pegada fosse da Geneta, do Texugo, do Crocodilo ou doutros animais.

capa_hiramTítulo: A Paixão do Príncipe Hiram

Autor: José Martins Saraiva

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-30-3

N.º de páginas: 96

Preço: 15 euros

Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

Estamos em presença de um livro que é ao mesmo tempo história e ficção, onde a beleza da sua fantasia nos dá conta de um amor forte, inesquecível, perpassado de candura poética, com os protagonistas, Hiram e Apiana, vivendo intensos e dramáticos momentos de paixão nas costas oceânicas de S. Pedro de Moel. “A Paixão do Príncipe Hiram” irá certamente enriquecer as nossas bibliotecas com algo de novo que procura abrir as portas, nebulosas, dum passado quase esquecido.

 

capa_bem_amorTítulo completo: BemAmor

Autores: Joaquim Santos (texto) e Ricardo Moreira (ilustrações)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-24-2

Nº de páginas: 64

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sinopse:

Uma menina, uma flor e um colibri são as principais personagens desta obra que nos embrenha num mundo de fantasia. Três seres efémeros que dialogam de uma forma harmoniosa e mágica. Segundo a autora do Prefácio, Paula Vasconcelos, «trata-se de uma história em que o autor parece que está num mundo que não é o seu, um mundo que gostaria que existisse e que fosse exactamente o nosso, pois o planeta Terra poderia tão bem se transformar num sítio em que os personagens desta história ou quaisquer outros poderiam dialogar como forma de conjugar interesses e reforçar os mais belos sentimentos e valores da vida. Mas mesmo o nosso mundo não sendo assim, e mesmo o Homem não sendo capaz de ver com os olhos o que se passa à sua volta, este deve “ver” com o coração».

A Leiria de Miguel Torga – Guia da cidadeTítulo: A Leiria de Miguel Torga – Guia da cidade
Autor: Carlos Alberto Silva
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-28-0
N.º de páginas: 48
Disponibilidade: disponível nos promotores – Junta de Freguesia de Leiria
(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
e Agência de Leiria da Fundação Inatel
(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
Preço: Não disponível
Sinopse:

Retomando o acto reconciliatório em que Torga participou, em 1980, quando foi homenageado pelos leirienses nos seus 50 anos de carreira, este «Guia da Cidade» é também um gesto de reconciliação de Leiria com a sua história urbana, nem sempre avisada e consensual.

capaTítulo completo: Descoberta - Um Amor de Sempre

Autores: Joaquim Santos (texto) e Andreia Proença (ilustrações)

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-23-5

Nº de páginas: 48

Preço: 10,00 euros

Disponibilidade: disponível no promotor - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse: Esta história desenrola-se num banco de jardim à beira do rio Lis, em Leiria. De um lado está Sebastião, um mendigo que se considera um "velho abandonado, sem ninguém", que há muito desistiu de lutar, vencido pelos infortúnios da vida, desiludido com os valores da sociedade urbana.

capaTítulo completo: I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria - Actas

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-17-4

Número de páginas: 64

Disponibilidade: indisponível

Sinopse:

Este livro reúne os textos das comunicações dos vários participantes no I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria, realizado justamente em Leiria, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, no dia 2 de Fevereiro de 2008.

capaTítulo completo: Porto... de abrigo

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

Número de páginas: 48 páginas

Disponibilidade: Esgotado

Sinopse:

Este livro de 2009 constitui a terceira antologia de textos produzidos pelos alunos seniores da disciplina "Poesia e Dizer" do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, e traduz o testemunho concreto do entusiasmo e empenho com que acolhem e se abrem à arte que encontra na palavra a sua matéria-prima.

capaTítulo completo: Afectos

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

Número de páginas: 48 páginas

Disponibilidade: Esgotado

Sinopse:

Este livro de 2008 constitui a segunda antologia de poemas dos alunos seniores da disciplina de "Poesia e Dizer" do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, fruto de uma pequena recolha da já considerável produção que ao longo de alguns anos vêm apresentando.