Título completo: Coleção de Pintura, Séculos XVI-XVIII – Museu de Leiria

Autor: Jorge Estrela

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-23-0

N.º de páginas: 176

Preço: 10,00 euros

Disponibilidade: Disponível no Promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 

Sinopse

Desde há cerca de 100 anos, Leiria dispõe de uma colecção de pintura que raramente esteve disponível para um olhar público. Recuperada de modo amador nos anos 50 do século XX para uma exposição de Arte Sacra, foi em parte exibida na década de 60 no efémero Museu de Leiria, nas traseiras da Sé. Nos anos 80 acabou por ir parar às caves do castelo onde foi sujeita a um ainda mais rápido processo de degradação.

Finalmente, em 2002 inverteu-se o ciclo: a Câmara Municipal de Leiria promoveu o restauro das pinturas na sua totalidade. Telas quase opacas, onde a custo se vislumbrava a imagem subjacente, renasceram com limpidez e propiciaram pela primeira vez uma leitura clara. A exposição que esteve patente no edifício Banco de Portugal em Julho de 2005, com 54 pinturas restauradas, foi disso prova elucidativa.

Mas as imagens sem intérpretes quedam-se herméticas. Portadoras de crenças, enigmas, narrações e conflitos, precisam de ser descodificadas para se tornarem legíveis. É essa tentativa que se faz com o presente volume, no que teve papel determinante o autor e historiador de arte Jorge Estrela, e cuja edição póstuma se deve ao Município de Leiria, com a incontornável colaboração da viúva, Carlota Simões, e do amigo do peito, António Luís Ferreira. A produção é da Textiverso.

 

E se o tentame de identificação das pinturas do Museu de Leiria reveste uma importância notável e louvável, não é menos importante o estudo que antecede o catálogo, sobre a pintura em Leiria, que é, para todos os efeitos, o mais importante trabalho de investigação feito sobre o património artístico da região de Leiria. O historiador de arte, Professor Vítor Serrão, escreve no Prefácio, a esse propósito: «O estudo da valiosa coleção de pinturas dos séculos XVI a XVIII que pertence ao Museu de Leiria atesta as grandes qualidades de investigação de Jorge Estrela (1944-2015). Nas páginas que se seguem, sobressai a fina sensibilidade artística e o sentido de análise crítica desse historiador de arte, malogradamente desaparecido [em 1 de Janeiro de 2015]. Em boa hora se edita agora este relevante trabalho de pesquisa, em que o autor compilou, de modo apaixonado, os conhecimentos que pacientemente reuniu sobre cinquenta pinturas a óleo sobre tábua, tela e cobre que integram os acervos do Município e sobre os quais pouco ou nada verdadeiramente se sabia. (...) O texto crítico dedicado a estas cinquenta e quatro pinturas reunidas pelo Município leiriense atesta a cultura imensa de Jorge Estrela, profundamente ligado à sua cidade adotiva, e historia as vicissitudes por que passou a coleção de peças artísticas desde 1836 destinadas a um espaço museológico na cidade do Lis.»