Título completo: Guia das Plantas Lenhosas e Sublenhosas Espontâneas no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000

Autor: Mário Lousã e Sílvia Ribeiro

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-43-8

N.º de páginas: 96

Preço: 15,00 €

Disponibilidade: Disponível no promotor: Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]

 COMO ENCOMENDAR

Sinopse

No prosseguimento da edição de publicações da Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património sobre o Sítio Sicó-Alvaiázere, surge agora o “Guia das Plantas Lenhosas e Sublenhosas Espontâneas no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000”, de Mário Lousã e Sílvia Ribeiro, que será o número 2. Este Guia pretende tornar conhecido o coberto vegetal lenhoso do Centro Calcário de Portugal continental, que ocorre entre as Serras de Aire e de Sicó e contribuir para o conhecimento da riqueza florística lenhosa do Sítio Sicó-Alvaiázere.

É apresentada a descrição de espécies calcícolas e também de espécies de solos siliciosos, que ocorrem neste Sítio devido ao facto de existirem solos descarbonatados, ou devido à existência (o que é frequente) de bolsas de arenitos dentro dos calcários ou ainda nas franjas exteriores dos calcários já em arenitos. Foram excluídas algumas espécies referenciadas para este Sítio, no entanto nunca observadas pelos autores. Para cada espécie descrita é apresentada pelo menos uma fotografia, mostrando o seu aspecto geral ou algum pormenor das suas características morfológicas mais diferenciadoras.

 

As famílias das plantas mencionadas neste Guia estão dispostas por ordem alfabética, para maior facilidade de consulta, com a designação mais actualizada. O mesmo se passa com os géneros dentro de cada família e com as espécies dentro de cada género.

Para cada espécie são indicados o(s) seu(s) nome(s) vulgar(es). Se houver apenas uma designação vulgar, esta está apresentada a negrito; se forem mencionados vários nomes comuns, o mais usado é assinalado a negrito. Este trabalho é dedicado principalmente às plantas lenhosas, quer sejam árvores, arbustos ou lianas. Quer nos arbustos quer nas lianas, a parte lenhosa renova-se pelo menos a uma altura de 25 cm acima do solo. Os nomes científicos das espécies e subespécies são escritos em itálico assim como os dos géneros. Os das famílias estão apresentados em português.

O Sítio Sicó-Alvaiázere (PTCON0045) foi criado com o objectivo de preservar toda a zona calcária entre Tomar, a sul, e os concelhos de Penela e Condeixa-a-Nova, a norte. A oeste é limitada pelos concelhos de Pombal e Ourém e a leste pelas zonas centrais dos concelhos de Ansião, Alvaiázere, Ferreira do Zêzere e Tomar (Ver fig. 1). Engloba parte dos concelhos de Pombal, Ansião, Alvaiázere, Ourém, Ferreira do Zêzere e Tomar.