Título completo: Diário de Alba / Diari d’Alba – Aventura no Infratellus

Autor: Luís Vieira da Mota e Mireia Oncins

Colecção: Mosaico, 3

ISBN: 978-989-8812-19-3

N.º de páginas: 106

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR]

 

Sinopse

O “Diário de Alba / Diari d’Alba – Aventura no Infratellus” é um livro escrito por duas pessoas que, sendo familiares (avô e neta), estão, em termos de gerações, em extremos opostos, nos 70 e nos 15 anos. Em todo o caso, esta divergência de idades não é impeditiva de uma enorme cumplicidade na escrita de uma ficção cuja trama não é propriamente de contornos ligeiros ou vulgares. Luís Vieira da Mota é um escritor experimentado, com vários livros escritos e publicados, reconhecido e premiado. Mireia Oncins é uma jovem estreante, a trilhar caminhos que simultaneamente vai arroteando e descobrindo e cujas escritas representam primícias prometedoras.

Mas ao ler este “Diário de Alba / Diari d’Alba”, dificilmente alguém conseguiria discernir quem escreve o quê, se não fosse indicado expressamente que é o avô ou que é a neta. É que o nível da escrita e a criatividade imaginativa são tão equilibrados que o livro parece de apenas um escritor. E não é de somenos esta constatação, porque é admissível que o conhecimento e a experiência de uma jovem de 15 anos sejam natural e manifestamente menores que os de um homem maduro de 70 anos.

E, no entanto, o livro aí está para provar como duas sensibilidades diferentes se podem conjugar para produzir um livro interessante, difícil na sua concepção e ousado nas soluções que a trama suscita.

Quanto à história…

capa_silvo_vaporTítulo completo: O último silvo do vapor
Autor: Luís Vieira da Mota
Colecção: MOSAICO, 2
ISBN: 978-989-8044-44-0
Nº de páginas: 220
Preço: 15 euros
Disponibilidade: Disponível
Sinopse:
Jaime, o decano e centenário passageiro da Linha do Douro, retirado e muito desiludido com o fim das locomotivas a vapor, recebe a visita do seu amigo Quim, o experiente maquinista mágico do fogo, que lhe anuncia uma boa nova: a Companhia vai promover uma viagem especial com máquina a vapor, para a qual convida os passageiros que mais assíduos foram naquela linha. Jaime rejubila, desperta do letargo de há muitos anos e aceita o convite.

contos_oesteTítulo completo: Contos a Oeste

Autor: Ana Cristina Luz

Colecção: MOSAICO, 1

ISBN: 978-989-8044-08-2

Nº de páginas: 48

Preço: 7,50 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

Escritos em tempos distintos mas com predisposições criativas de igual intensidade, os Contos a Oeste lêem-se a sul ou a nascente com a mesma sensação de os estarmos a ler na direcção dos sonhos que entretecem o nosso imaginário. Terá sido esse sortilégio que cativou o júri encarregado de apreciar este conjunto de cinco contos, de uma produção mais vasta que ascende já a uma dezena de títulos.