not_rosa001

A livraria da Universidade de Aveiro foi o cenário escolhido para o lançamento do livro “O sol ao mínimo”, de Rosa Nobre Camilo. Ocorreu no dia 25 de Março de 2010 e a apresentação esteve a cargo do Professor Doutor Rui Magalhães.

Este livro é o terceiro da colecção “Poesia – novos talentos” e assinala justamente a estreia literária da autora, uma jovem poetisa de 26 anos.

Na sua intervenção, o Professor Rui Magalhães, que já prefaciara o livro, fez algumas considerações importantes acerca da escrita e da poesia de Rosa Camilo: «Esta é uma poesia de revolta, mas não de uma revolta no seu sentido mais óbvio: política, social, humana. É de uma revolta bem mais profunda e essencial que se trata, de uma revolta ontológica – no interior da qual todas as outras têm, naturalmente, o seu lugar.»

 

not_rosa002

Entendendo que a poesia «é arte, é um artefacto, é um expressionismo ou um impressionismo», Rui Magalhães deixa claro que a poesia, afinal, não é feita de palavras, «mas de elementos que não são nem verbais, nem conceptuais, nem mundanos nem ideais, mas mais reais do que os reais e mais ideais que os ideais, se fizesse verdadeiro sentido dizer uma coisa assim». É este modo de entender a poesia que diz ter encontrado «plenamente concretizado nos textos que fazem parte deste livro» de Rosa Camilo, uma «pessoa especial», ou «alguém para quem a linguagem e os actos não são meras funcionalidades, mas coisas que comprometem o ser na sua integralidade».

A autora fez também uma intervenção, muito contida e intimista, sublinhando a importância da poesia na sua forma de se exprimir e o facto de um primeiro livro ter sempre um significado importante na vida de quem ousa “expor-se” pela escrita.

O texto da apresentação pode ser lido na íntegra na secção “Apresentações”