Vilar_001

No dia 17 de Julho de 2010 foi apresentado em Lisboa, na Casa da Comarca da Sertã, o livro "Vilar dos Condes, a terra e a sua gente", da autoria de Alda Barata Salgueiro. Pertencendo Vilar dos Condes à freguesia da Madeirã, do concelho de Oleiros, o local de apresentação em Lisboa foi o mais indicado, uma vez que a Casa da Comarca da Sertã abarca os quatro concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros. Na mesa estiveram, para além da autora, Dra. Alda Barata Salgueiro, o Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, Eng. Pedro Amaro, e o egiptólogo e prefaciador do livro, o Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. À sessão estiveram presentes cerca de meia centena de pessoas.

 

Vilar_002
Foi justamente o Professor Luís de Araújo que fez a apresentação do livro, detendo-se algum tempo na análise do seu aspecto gráfico, que considerou exemplar, passando depois a dissertar sobre o trabalho da autora que elogiou com tanto mais entusiasmo quanto o seu distanciamento da região tratada. Não poupou adjectivos encomiásticos à forma como o livro foi estruturado, numa sequência de quatro tópicos: o primeiro dedicado ao roteiro topográfico, o segundo apresentando o roteiro genealógico e o terceiro rematando com aspectos da cultura popular e regional da freguesia da Madeirã, que constitui o cerne do roteiro etnográfico. Um quarto tópico inclui um admirável álbum fotográfico com que se encerra o livro, dando boa nota daquelas «terras bonitas, com longas manchas de eucaliptos e infindáveis tapetes de urze e tojo que descem as encostas até às margens do rio Zêzere a serpentear lá em baixo». «Mais do que sobre a terra, esta obra trata de pessoas, em famílias que se espraiam por várias gerações, levando também a apreender e a compreender o homem como angariador de meios de subsistência e como domesticador da terra e dos animais» – diria o Professor Araújo.
Encerraria a apresentação citando o último parágrafo do seu Prefácio: «Não sendo o prefaciador especialista em história local e regional nem por isso deixará de asseverar o quanto fruiu e aprendeu com a leitura da presente obra que, com suma paixão pelas terras e gentes de Vilar dos Condes e arredores, aflora importantes aspectos de índole topográfica e genealógica, histórica e etnográfica, socioeconómica e antropológica, levando, outrossim, a concluir que afinal a identidade nacional adrede se robustece com a afirmação das identidades particulares cimentadas e vivenciadas no indivíduo, na família, no grupo, no lugar, na região...»
A sessão de apresentação terminou com uma curta intervenção da autora que aproveitou o momento para agradecer a todos os que contribuíram para a execução do trabalho, desde a editora (Textiverso) ao revisor, passando pelos naturais de Vilar dos Condes, familiares, fotógrafos e outros amigos, dedicando este livro a todos os seus conterrâneos e descendentes. O livro vai ser agora apresentado em Oleiros, a 9 de Agosto.