Aspecto geral da mesa
No dia 21 de Novembro de 2010, foi apresentado no salão paroquial da Barreira (Leiria) o novo livro de Júlia Moniz, "Adeus até à eternidade", edição da autora, com produção da editora Textiverso, de Leiria. É um volume com 174 páginas.

A apresentação esteve a cargo do investigador leiriense Jacinto de Sousa Gil, e a acompanhar a autora na mesa, durante a sessão, estiveram também o Presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, o Presidente da Junta de Freguesia da Barreira, José Cunha, o Pároco da Barreira, P. Rui Ribeiro, e o Dr. Tomás de Oliveira Dias, apresentador de outras obras de Júlia Moniz. Foi o representante da editora, Carlos Fernandes, que orientou a sessão.

Aspecto da audiência.
Jacinto de Sousa Gil fez uma longa intervenção, analisando o teor do livro e a doutrina nele expendida, destacando as origens da autora e os temas socio-religiosos por ela desenvolvidos com base na sua educação, vivências rurais e experiência de vida, às vezes interpelando a Igreja a propósito de preceitos religiosos discutíveis ou pouco consentâneos com a vida real das pessoas. Sintetizou depois, um a um, os 46 capítulos do livro, dando-lhe o devido nexo à luz da sua interpretação e em conformidade com a análise prévia que fizera.

Também os restantes elementos da mesa teceram algumas considerações, desde o Pároco, que se congratulou com os desafios lançados pela autora, ao Presidente da Junta, que sublinhou a capacidade criativa de Júlia Moniz, perfazendo com este dez livros editados. Por sua vez, o Presidente da Câmara destacou o papel da Textiverso na divulgação da cultura e o seu envolvimento na promoção dos valores locais e regionais, dirigindo à autora um elogio pela forma como ocupa a sua vida de aposentada, plasmando em livros as suas experiências e os costumes da sua terra.

Na verdade, este livro de Júlia Moniz é, antes de mais, uma ficção, mas muitos dos ingredientes são colhidos dos ambientes locais, da Barreira e circunvizinhanças, testemunhando costumes e formas de vida das nossas aldeias nas décadas de cinquenta a setenta do século XX (a autora nasceu em 1947). As suas personagens vivem ou contam histórias que ela própria viveu ou presenciou ou ouviu de outras pessoas mais velhas, numa trama que invoca as dificuldades da vida, as assimetrias sociais, os hábitos religiosos e a dissolução de costumes. Pelo meio, insere uma explanação histórica relativa ao reinado de D. João V (1707-1750), abordando uma época em que Portugal recebia avultadas quantias provenientes do ouro do Brasil, dando a conhecer ao leitor alguns dos aspectos político e socio-culturais de uma sociedade de aparências em que o sexo e o dinheiro ocupavam lugares de relevo, tal como hoje (e sempre!).

A autora ofereceu uma parte dos livros à ADESBA – Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira.
Pode ler o texto integral de apresentação na secção Autores/Apresentações.