vamos_fora001

O Colégio do Bom Sucesso, em Belém (Lisboa), foi o local escolhido para a apresentação do livro “Vamos lá fora ser?”, de Rita Basílio e Cristina Salvador, com ilustrações de Carmo Van Damme. Foi no dia 7 de Dezembro de 2010 e contou com a presença da Directora Pedagógica do Colégio, Dra. Ana Cristrina Mariz Fernandes. A apresentação foi feita pelo Professor Gustavo Rubim, que manteve uma conversa coloquial com a plateia, essencialmente composta por alunos, mas também por alguns pais e professores. Também as autoras, Cristina Salvador e Rita Basílio (em primeiro plano na foto), estabeleceram com a plateia um diálogo muito frutuoso, explicando a forma como surgiu a ideia do livro e, em parceria, ele se foi construindo.

vamos_fora002

Muito embora em véspera de feriado, a plateia esteve bem composta e com os participantes muito interventivos. No final da apresentação, houve mesmo um período de perguntas em que algumas crianças, apesar de ainda não terem lido o livro, fizeram sentir às autoras a sua curiosidade e o seu interesse.

As autoras têm como argumento um «menino que há nove meses cresce no mundo quentinho da mãe», mas que, às «voltas e voltas no seu mundo redondo, só dele, todo dele e do bac, bac, bac, bac» que o embala e adormece, «não quer sair dali». «Nem uma espreitadela cá para fora»! A luz bem que insiste: «Já estás aí há nove meses, não achas que já chega? Estás pronto, percebes? Já tens tudo o que precisas para poderes nascer…» Parece inútil a insistência mas, face à teimosia, a luz tem uma ideia: «Porque é que não vens comigo ver o outro lado? Só ver, vá lááá…» Vamos lá fora ver – é a proposta que as duas experimentadas autoras fazem neste livro extremamente didáctico que ajuda as crianças a ter um primeiro contacto lúcido com a natureza e as suas transformações vitais, da simples lagarta à borboleta. Mas também com as realizações humanas de adaptação ao meio e suas transformações, dos edifícios aos meios de transporte ou… aos parques para as crianças brincarem. Afinal, cá fora há mais coisas para fazer!