rapto_macao

A escritora Manuela Ribeiro, autora de vários livros para a infância e juventude, entre eles “Um Rapto em Londres”, em 4.ª edição através da editora Textiverso, tem vindo a fazer pelo país uma série de apresentações daquele título, parte delas no âmbito da Semana da Leitura.

Foi o caso, no dia 1 de Março, no Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, em Mação, onde a Semana da Leitura decorreu entre 27 de Fevereiro e 2 de Março. Manuela Ribeiro teve encontros com alunos desde o 5.º ano até ao 11.º, num total de aproximadamente 175 alunos distribuídos por três sessões.

Grande parte deles já tinha livros da autora, e o 5.º e 6.º anos trabalharam nas aulas “Um Rapto em Londres”, pelo que a conversa foi bastante animada.

 

rapto_cabreiros

No dia 14 de Março, na Escola dos Cabreiros (Braga), a escritora esteve apenas com uma turma do 6.º ano e nenhum dos alunos tinha lido obras dela. Mas tinham uma mesa muito bem composta com vários títulos de Manuela Ribeiro, entre os quais sobressaía “Um Rapto em Londres”. No blogue da Biblioteca Escolar Mário Cláudio, daquela Escola, pode ler-se, a propósito: «Esteve à conversa com os nossos alunos a escritora Manuela Ribeiro, para lhes falar dos seus "filhos de papel".// A autora de “Operação Marmelada”, “Eu sou bom mas não me gabo”, “O Assalto à Quinta”, “Um Rapto em Londres” e de outras aventuras de Miguel e Ricardo falou de si, da sua obra e da íntima relação entre ambas, correspondendo às constantes interpelações dos alunos presentes.// Num estilo completamente informal, Manuela Ribeiro foi desfolhando histórias e peripécias vividas e com eco nas suas histórias.// Ficou bem evidente a paixão da escritora pela escrita para crianças e jovens.»

Entretanto, no dia 22 de Março, a escritora esteve em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Terras de Bouro, em mais duas acções: de manhã – na EBS de Rio Caldo; e de tarde – na EBS de Terras de Bouro, actividades no âmbito do «Encontro com a escritora Manuela Ribeiro para apresentação do livro “Um Rapto em Londres”», destinada a alunos do 2.º ciclo. Decorreram no espaço das Bibliotecas das EBS, com a colaboração da equipa das Bibliotecas Escolares, Manuela Cracel e Teresa Silva. Na Escola de Terras de Bouro, “Um rapto em Londres” foi estudado nas aulas pelas turmas do 6.º ano e, a partir dele, fizeram trabalhos engraçadíssimos: as professoras “saltaram” propositadamente o capítulo "Uma Espera Interminável" e os alunos tiveram de o imaginar; e, noutros casos, arranjaram um final diferente para a história.

Manuela Ribeiro vai continuar em digressão com “Um rapto em Londres” (e outros), sendo que: no dia 20 de Abril, de manhã, estará na Biblioteca Municipal de Faro, e, de tarde, em princípio, na Biblioteca Municipal de Loulé; no dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal de Leiria; e, no dia 27 de Abril, na Biblioteca Municipal de Portalegre.