lanca_jfleiria001
A Junta de Freguesia de Leiria apresentou ao público, no dia 30 de Junho de 2012, mais uma publicação da sua responsabilidade, desta vez sobre as suas próprias instalações. Tem por título Freguesia de Leiria – Edifício sede: 140 anos de história e é da autoria da Dra. Liliana Alves. Tem 48 páginas e é uma produção da Textiverso.
A sessão de apresentação decorreu na sede da autarquia e contou com a presença da autora e da Presidente da Junta, Dra. Laura Maria Esperança, actualmente também Deputada pelo PSD na Assembleia da República.
lanca_jfleiria002
A Presidente da autarquia elogiou o trabalho desenvolvido por Liliana Alves naquela Junta, em particular pelo esforço de investigação relativamente ao património local, do edifício do Jardim-Escola ao da Junta de Freguesia, trabalhos editados recentemente. Como escreveu no Prefácio, «desta feita foi a vez do edifício onde funciona esta instituição e onde inicialmente funcionou a Escola Conde de Ferreira, avivando as nossas memórias e recuperando uma parte da nossa história colectiva esquecida». A autarca sublinharia ainda a oportunidade da iniciativa: «A edição desta pequena brochura assinala também mais um Dia da Freguesia de Leiria, que se comemora mais uma vez a 13 de Junho, data que muito nos orgulha.» E completaria: «Queremos com ele homenagear todos os Leirienses e a Cidade, assinalando a elevação da Vila de Leiria a Cidade pelo Rei D. João III, que ocorreu em 1545.»
O livro dá-nos conta do projecto do Conde de Ferreira que, em meados do século XIX e por testamento, doou meios para 120 escolas primárias a serem instaladas nas capitais de distrito, sendo o actual edifício da Junta uma delas, que o terá sido de 1871 até cerca de 1920. Foi depois Esquadra de Polícia, Estação de Correios, Estação Central Telefónica, Delegação Escolar e, finalmente, sede da Autarquia.
A ilustrar a apresentação do livro esteve um grupo de cavaquinhos do Orfeão de Leiria.