Aspecto da apresentação em Chaves

O livrinho “Aristides, o semeador de estrelas”, de Ana Cristina Luz, com ilustrações de António Moncada de Sousa Mendes, produzido pela Textiverso e saído a público em Março de 2012, tem vindo a ter um sucesso assinalável ao longo de todo o país, com a autora desmultiplicando-se em apresentações, sobretudo ao nível de escolas e bibliotecas. Aqui junto estão algumas fotografias das sessões em que Ana Luz tomou parte. A sua ida a Chaves deveu-se a um convite das escolas de Vidago e Chaves. Esteve numa sessão na Biblioteca Municipal, juntamente com o neto de Aristides, Major Álvaro Sousa Mendes, e em sessões nas escolas locais. Durante estas sessões, a Autora contou aos jovens a vida de Aristides, apoiada numa apresentação com fotografias sobre a sua vida. No final, os interessados puderam adquirir o livro.

 

 

Aspecto da apresentação em Vidago

Por achar que Aristides de Sousa Mendes esteve votado ao esquecimento durante tempo demais, a Autora reafirma: «Irei continuar com estas acções, levando comigo o meu livro aonde quer que me convidem.»

Já no ano de 2013, em Janeiro, esteve: a 28, na BE/CRE, de Vidago, e na Escola Fernão Magalhães, de Chaves; e a 31, na Escola  EB Francisco Veríssimo, da Marinha Grande. E em Fevereiro: a 20, no Colégio Sagrado Coração, em Fátima; a 21, na Escola de Rio Tinto 2, no Porto; e a 28, na Escola da Moita, na Marinha Grande. Para Março estão agendadas acções: a 8, na Escola de Rio Maior; e a 13, na Escola Superior de Turismo, em Coimbra.

Ana Cristina Luz tem utilizado a rede social Facebook para fazer promoção do seu trabalho e das suas acções, tendo como consequência recebido alguns convites pela mesma via, como foi o caso de Rio Tinto e Rio Maior.

Estão em perspectiva acções semelhantes na Biblioteca de Porto de Mós, em Gondomar e na Nazaré visando dar a conhecer Aristides de Sousa Mendes.