monog pedreiras01

Decorreu no Salão paroquial das Pedreiras (Porto de Mós), na tarde do dia 20 de Dezembro de 2014, o lançamento do livro "Pedreiras – A sua história e outras histórias", de Armindo Vieira, que foi apresentado pelo Dr. António Alves. A edição é da Junta de Freguesia das Pedreiras, sendo a produção do livro, de 112 páginas, da responsabilidade da Textiverso.
Durante a sessão, que contou com sala cheia, houve algumas intervenções musicais, designadamente de um dueto de jovens, Rúben e Ana Isabel, respectivamente com violino e violoncelo, mas também de um grupo de senhoras que cantou três hinos das Pedreiras transcritos (letra e música) no livro, e ainda uma leitura de versos, por Adelaide Alpearça. A edição do livro assinalou também o 90.º aniversário da criação da paróquia e freguesias das Pedreiras, do concelho de Porto de Mós.
Na mesa, para além do autor e do apresentador, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eng. João Salgueiro, e o Presidente da Junta de Freguesia das Pedreiras, Rogério Vieira, o Pároco, P. Sérgio Fernandes, e o representante da editora, Carlos Fernandes, que moderou a sessão.

 

monog pedreiras02

António Alves chamou a atenção para a importância da preservação da memória, enunciando alguns exemplos nacionais e internacionais de monumentos e instituições com esse tipo de preocupação. Terminou referindo que o livro em apreço se inscreve nessa área e que as pessoas devem considerá-lo como um instrumento para lembrar o que de bom no passado da freguesia pode servir de exemplo para o futuro. Salientou em particular o papel dos presidentes de junta e dos párocos e ainda algumas profissões como os canteiros e os oleiros.
Aliás, todos os outros responsáveis presentes na mesa tiveram palavras de apreço pelo livro agora editado e se manifestaram no mesmo sentido do apresentador, considerando que o trabalho de recolha de Armindo Vieira constitui um exemplo de empenho pela terra e pela sua história e que os elementos e informações agora plasmados neste livro serão incontornáveis em futuros estudos.
Numa primeira parte, Armindo Vieira fala do nascimento da localidade e da freguesia, assinala a pedra como fonte de desenvolvimento, evoca os canteiros e a indústria do barro e refere os trabalhos agrícolas. Salienta a Estalagem dos Carvalhos (e outras), lembra a primeira igreja e a actual (nova), bem como a residência paroquial, o salão e as capelas da freguesia, sem esquecer a especial devoção dos paroquianos a Nossa Senhora. Dedica assinalável espaço às pessoas que se têm destacado, elenca os párocos das Pedreiras e bem assim os presidentes de Junta. Fala da escola, do adro, das zonas verdes junto à serra e do abastecimento de água. Sublinha duas instituições de Porto de Mós que nasceram nas Pedreiras: a Caixa de Crédito e a Rádio Dom Fuas. E historia as associações e instituições da freguesia.
Numa segunda parte, mais etnográfica, Armindo Vieira regista excelentes histórias de vida de diversas figuras e famílias (numerosas) da sua terra, encerrando com várias curiosidades, sobretudo histórias e versos populares e ainda as partituras de três hinos das Pedreiras.
Armindo Vieira foi colaborador da imprensa regional, radialista e jornalista profissional em “O Portomosense” e “Jornal da Batalha”. Em Maio de 2007 publicou o livro “Pequena Monografia das Pedreiras – Contributos para uma história”. Falta-lhe um livro sobre... licores, de que é um exímio inventor.