“O Pato Torquato e a Lata Amarela” foi o tema para um poema ilustrado e editado em postal, mas igualmente para uma aventura, com mapa de percurso e tudo, desenvolvidos no dia 28 de Novembro de 2015, à tarde, na Livraria Arquivo, em Leiria. Na mesa estiveram, para além da responsável da Livraria, Carla de Sousa (autora do texto), Nídia Nair (autora da ilustração) e ainda o Padre Gonçalo Diniz, Pároco da Sé de Leiria, em representação do Centro Paroquial e Social Paulo VI.

 

As várias crianças presentes divertiram-se com a história, lida por uma filha da autora, e interpretada coreograficamente por Inesa Markava. Para se ficar com uma ideia e e aguçar o apetite, eis o início: «O Pato Torquato/ não perde pataco. // Ia pela rua/ com a cabeça na lua,/ quando encontra uma lata! // Oca, vazia, sem nada,/ Que lata inesperada! // Curioso, olha para ela.../ a lata daquela lata amarela! (...)»

Uma percentagem das vendas deste postal destina-se a auxiliar “O Ninho” e o "Lar Santa Isabel". Aliás, quem quiser também pode contribuir através de bens, conforme listagem na página de facebook do "Pato Torquato", em https://www.facebook.com/opatotorquato/?fref=ts