Aspecto da mesa durante a apresentação

Editado e colocado nas livrarias, só depois foi apresentado ao público o novo livro de Ana Cristina Luz com o título "Contos a Oeste", obra classificada em 2.º lugar no Prémio Literário Região de Leiria e Oeste, promovido pelo IPLeiria. A edição é da Textiverso e constitui exactamente o primeiro volume da colecção "Mosaico".
É um conjunto de cinco contos distribuídos por 48 páginas, como se diz na contracapa, «escritos em tempos distintos mas com predisposições criativas de igual intensidade». O Prof. Carlos André, do Júri do concurso que lhe atribuiu o 2.º lugar (e não considerou nenhum trabalho em 1.º), disse destes textos de Ana Cristina Luz: «Eivados de criatividade e, não raro, de funda emoção, transportam-nos estes contos para um universo, ora de pretensa magia, ora de cru realismo, que logra transmitir ao leitor um alfobre de desencontradas emoções.»

Foi no dia 16 de Agosto e fez a apresentação deste livrinho a Prof. Cristina Nobre, ainda por cima num local de eleição - na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em S. Pedro de Muel, localidade onde a autora reside. Cristina Nobre fez questão de ler diversos extractos do livro para salientar alguns elementos comuns nos contos - a água, o fantástico e o amor. Aliás, a autora vai apresentar brevemente este livro num encontro de Ficção Científica. E uma pessoa amiga fez ainda a leitura integral do conto "O pianista", inspirado num episódio ocorrido em S. Pedro de Moel, envolvendo um pianista que ali aparecia no verão. A apresentação, que devia ter sido feita no pátio exterior, foi mudada para o interior devido ao clima e contou com a presença de um Vereador da Câmara da Marinha Grande, com muito público a assistir e a seguir as leituras atentamente.