Foi no “Espaço Eça”, na Rua Direita, em Leiria, que Manuela Ribeiro apresentou, no dia 28 de Maio de 2016, o seu último livro, “História que há de ser”, com ilustrações de Nídia Nair. É um livro de 20 páginas, no formato 22x22, edição da Textiverso, de Leiria, e n.º 4 da colecção “Para os mais pequenos”.

A sessão teve a participação das duas autoras e ainda de uma terceira componente, a bailarina Inesa Markava. Esta e Nídia Nair iniciaram o momento cultural com uma pequena representação cénica, seguida de um passo de dança que, no final, envolveu a escritora e o seu boneco de neve, protagonista solitário da história.

 

Manuela Ribeiro contou aos presentes a génese da narrativa, que há umas décadas envolveu o próprio filho, e Nídia Nair explicou como foi formulando a ilustração, sempre muito original, com o seu dedo de arquitecta, e utilizando com frequência materiais recicláveis. Por sua vez, o editor, também presente, disse da importância da partilha destas experiências com o  público e convidou a descobrir, por detrás do texto, a mensagem que os escritores normalmente disfarçam.

Quanto ao conteúdo, veja-se o que se lê na contracapa do livro: “Era uma vez? Não! Há de ser uma vez porque, por mais que a Terra gire, há de haver sempre gente apressada, bonecos de neve solitários e crianças de coração generoso.»