Transcorrido mais um ano lectivo no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto, foi a altura de lançar nova antologia de trabalhos produzidos pelos alunos seniores da unidade cultural “Poesia e Dizer”, no ano lectivo de 2015-2016, o que aconteceu no dia 29 de Junho de 2016. É um livro de 64 páginas que tem por título “Ecos” e é também o 9.º volume desta série produzido pela Textiverso para aquele Instituto.

 

São 23 os autores que participam nesta antologia que insere textos de carácter poético de diversos géneros e sensibilidades. O Professor Doutor Armando Coelho, actual Presidente da Direção daquele Instituto Cultural, escreveu na Introdução a respeito destes trabalhos: «Com diversidade, identitária, de composições, que vão de uma formatação aparentemente prosaica a fórmulas tradicionais, em quadras populares, ou soluções mais eruditas ou até exóticas, o que mais se evidencia é a busca do rigor da versificação, em que cada palavra procura o seu lugar, para assumir a função exata de mediação, mas sem que deixe, por isso, de perder a condição metafórica, que é a alma da escrita poética.»

O lançamento do livro foi feito no decorrer de uma aula suplementar, orientada pela professora daquela unidade cultural, Dra. Maria Celeste Alves, e contou com a presença de praticamente todos os alunos que celebraram mais uma etapa e o respectivo “troféu”, representado por este livro que marcará um tempo, a vivência e a memória dos que o viveram. Um dos autores escreve, a propósito: «Hoje pergunto à saudade/ Se é boa ou má companheira:/ “Depende do que tu guardas/ Na memória traiçoeira”.»

A Dra. Maria Celeste Alves, que organizou o volume, corrobora: «Reconheço que este percurso que vimos empreendendo está cimentado num clima ímpar de amizade e partilha de experiências e saberes que há já muito se instalou entre nós e que se tornou força real, geradora de alegria e entusiasmo que nos impulsiona a prosseguir incansavelmente.»

Depois da sessão de lançamento, alunos e professora almoçaram festivamente, sublinhando o clima de amizade e partilha que caracteriza toda a turma.