Cartaz do congresso

"Experiências e Intervenções" foi o lema do I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde organizado, nos dias 5 a 7 de Fevereiro de 2009, pela Universidade do Algarve, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) que juntou cerca de 500 participantes de Portugal, de várias regiões do Brasil e de Espanha, sobretudo das universidades de Huelva, Sevilha, Granada e Complutense de Madrid.

O Congresso começou a 5 de Fevereiro com a Sessão Oficial de abertura a decorrer no grande auditório do Complexo de Gambelas da Universidade do Algarve, presidida pelo Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Dr. João Guerreiro, pelo Prof. Dr. Saul Neves de Jesus, Coordenador da Comissão Organizadora do Congresso, pelo Prof. Dr. Eusébio Pacheco, Vogal do CD da ARS Algarve, IP, pelo Presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, Dr. Manuel Rezende, pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Dr. José Pais Ribeiro e pelo Dr. Ludgero Sequeira da Fundação para o desenvolvimento da Ualg.
Durante este Congresso, que contou com uma comissão científica de cerca de 30 especialistas portugueses e brasileiros, foram apresentadas mais de 400 comunicações, visando contribuir para o desenvolvimento da Psicologia da Saúde, especialmente em Portugal e no Brasil, e suscitando desta forma uma maior partilha das experiências, conhecimentos e das intervenções realizadas no domínio da Psicologia da Saúde em ambos os países.
Foi também durante este Congresso que foi apresentado o livro "Bem-Estar e Qualidade de Vida - Contributos da Psicologia da Saúde", justamente coordenado pelos Prof. Dr. José Pestana Cruz, Prof. Dr. Saul Neves de Jesus e Prof. Dra. Cristina Nunes. É um livro editado pela Textiverso, com o apoio da Universidade do Algarve, que conta com a colaboração de dezena e meia de especialistas da Psicologia da Saúde e onde se fazem
"análises críticas, empiricamente fundamentadas e actualizadas, das temáticas relacionadas com o Bem-Estar e a Qualidade de Vida, à luz de várias perspectivas e em múltiplos contextos".
A comunidade científica da especialidade está acolher este livro muito favoravelmente.