capaAcaba de ser editado o primeiro título de uma nova colecção da Textiverso, denominada  «Controvérsias», que traz para o debate um tema de grande actualidade e acesa polémica: o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Intitulado «Demanda, Deriva, Desastre - Os três dês do Acordo Ortográfico», já está disponível para o público.

 

APRESENTAÇÕES AGENDADAS:


BRUXELAS
- 9 de Julho, quinta-feira, 18h30, Livraria Orfeu, Rue du Taciturne 43, com apresentação de Fernando Ferreira.

LISBOA - 10 de Setembro.

 

APRESENTAÇÕES FEITAS:

LEIRIA - 24 de Junho (4.ª-feira), 18h30 - IPL/Biblioteca José Saramago (Campus da ESTG) - apresentação da Professora Lurdes Godinho;

PORTO - 25 de Junho (5.ª-feira), 17h30 - Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes (Rua de Santa Joana Princesa, 38-3.º) - apresentação da Prof. Doutora Josélia Neves.

Segundo o seu autor, Francisco Miguel Valada, «este livro não pretende atacar quem defende um acordo ortográfico para a língua portuguesa. Nem sequer pôr em causa a existência de um acordo, embora o resultado apresentado leve a pensar na crónica inexequibilidade do projecto. O único propósito deste livro é o de demonstrar que o instrumento em causa, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, e os textos que o explicam e o louvam comportam opções teóricas contrárias aos princípios de uma ortografia alfabética, resultando num desastre em termos práticos. Um acordo é um instrumento político, mas um acordo ortográfico deve respeitar os princípios que regem uma ortografia de base alfabética: o fonográfico e o ideográfico».

Para Francisco Valada, «o objectivo deste livro é igualmente rebater com argumentos linguísticos (os principais a ter em conta) considerações meramente retóricas (que apenas servem propósitos de persuasão). Num debate sobre a ortografia, só após esclarecidas as questões linguísticas é que assuntos periféricos podem entrar em acção. No Acordo Ortográfico, a Retórica não se limitou a contrapor-se à Linguística. Em muitos casos, substituiu-a. E o desastre está aí, à vista de todos».