Figueiró dos Vinhos voltou a ser palco para o lançamento de um livro, desta vez com o título Figueiró dos Vinhos – 8 Séculos de História. Passado. Presente. Futuro., da autoria de Miguel Portela. Edição da União das Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas e produzida pela Textiverso, esta extensa monografia, de 296 páginas, com capa dura, foi ali apresentada pelo autor no dia 1 de Maio de 2017, na Casa da Cultura. A sessão integrou-se nas comemorações do Dia da Freguesia e dos 40 anos do Poder Local Democrático.

 

Miguel Portela, que havia apresentado algumas semanas antes uma colectânea documental sobre Figueiró, salientou o facto de este seu novo trabalho representar um esforço no sentido de confrontar as fontes, dessa forma corrigindo ideias feitas, erradas ou pecando pelo rigor, ou mesmo destruindo alguns mitos. Houve também a preocupação de alargar o âmbito da investigação, recolhendo elementos que permitam «ter uma visão de conjunto do passado da freguesia de Figueiró dos Vinhos e naturalmente do próprio concelho». Como escreve o próprio autor, «o que nas páginas desta obra se guarda e expõe é uma reminiscência do ontem, que nos leva a repensar no que somos hoje e naquilo que garantidamente queremos que sejam os vindouros no amanhã».

O património arqueológico, a reconquista cristã, a consolidação do território, a região na Idade Média, os forais manuelinos, Figueiró nos séculos XVI a XIX, a reforma concelhia e Figueiró nos séculos XX e XXI – são os grandes temas tratados nesta monografia profusamente ilustrada.