Foi na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, que foi lançado, no dia 2 de Setembro de 2017, o livro de poemas “A minha aguarela”, da autoria de Luís Silva Sarraipa. Com 94 páginas, este livro é uma edição do autor, com produção da Textiverso, de Leiria. A apresentação foi feita pelo Padre Augusto Gonçalves, pároco das Cortes e da Barreira, e pelo Dr. João Diogo Loureiro. A sessão contou com vários momentos musicais em que foram cantados, pelo autor e pela esposa, vários poemas do livro, acompanhados à guitarra pelo autor e pelo filho.

 

O Padre Augusto Gonçalves, amigo do autor há muitos anos, encontrou no livro sete “pinceladas”, entre elas a memória, a descoberta, o amor, a generosidade e o sentido de família. Salientou em particular o facto de o autor ter preservado escritos de juventude e ter sabido, ao longo de tempo, passar para o papel as impressões, elaboradas ou de circunstância, que deram agora corpo a este livro.

Por sua vez, o Dr. João Diogo Loureiro, doutorando em Filosofia, deteve-se um pouco mais sobre os aspectos literários, chamando a atenção para a musicalidade dos poemas, de que os temas cantados eram exemplo. Desafiou o autor a prosseguir na senda da escrita.

Por último, o autor disse também das suas motivações e da satisfação que a escrita lhe dá. Dedicou o livro ao Padre Joaquim Duarte Pedrosa, personalidade da íntima relação do autor que estava designada para fazer o Prefácio deste livro, mas que faleceu antes de o fazer.