Lançamento em Leiria

Nos dias 24 e 25 de Junho, foi feita, em Leiria e no Porto, respectivamente, a apresentação do livro “Demanda, Deriva, Desastre - Os três dês do Acordo Ortográfico”, da autoria de Francisco Miguel Valada, o primeiro volume da colecção “Controvérsias” da editora Textiverso.
Em Leiria a apresentação decorreu na Biblioteca José Saramago, no Campus da ESTG – IPLeiria, e foi feita pela Dra. Maria de Lurdes das Neves Godinho, enquanto que no Porto ela aconteceu no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes e coube à Professora Josélia Neves.
Entretanto, no dia 9 de Julho houve nova apresentação, desta vez em Bruxelas (Bélgica), na Livraria Orfeu, com apresentação do escritor Fernando Ferreira.
O autor do livro “Demanda, Deriva, Desastre - Os três dês do Acordo Ortográfico” considera o Acordo Ortográfico como um «instrumento político», facto que admitiu não ser problemático desde que, «tecnicamente, fosse bom». «Todos os pareceres técnicos que se conhecem são contra o Acordo Ortográfico», referiu Francisco Miguel Valada, acrescentando que a excepção é o parecer dos autores do Acordo Ortográfico.

Lançamento no Porto

No lançamento do seu livro, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, onde foi aluno e professor assistente, Francisco Miguel Valada afirmou que “não era necessário um acordo ortográfico em termos estritamente linguísticos”, denunciando que as suas “questões técnicas não estão a ser debatidas”.
A polémica corre agora em livro, numa bem explanada discussão de Francisco Miguel Valada que não pretende atacar quem defende um acordo ortográfico para a língua portuguesa, nem sequer pôr em causa a existência de um acordo.
«O único propósito deste livro é o de demonstrar que o instrumento em causa, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, e os textos que o explicam e o louvam comportam opções teóricas contrárias aos princípios de uma ortografia alfabética, resultando num desastre em termos práticos. Um acordo é um instrumento político, mas um acordo ortográfico deve respeitar os princípios que regem uma ortografia de base alfabética: o fonográfico e o ideográfico». O autor propõe-se, em suma, «rebater com argumentos linguísticos (os principais a ter em conta) considerações meramente retóricas (que apenas servem propósitos de persuasão)».
Em qualquer das apresentações realizadas o debate surgiu espontaneamente, com o público muito interessado e particularmente atento às questões suscitadas pelo autor.

[ver textos de apresentação de Lurdes Godinho e de Josélia Neves em "Apresentações"]

Outras referências alusivas:
http://www.destak.pt/artigos.php?art=33484
http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=10033
http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2232
http://www.newstin.com.pt/tag/pt/129459431
http://www.radiobatalha.com/noticia.php?id=16387
http://www.cincup.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6724&Itemid=103