capaNo dia 17 de Julho, pelas 18h15, o Pe. Pedro Lourenço Ferreira (natural das Cortes, Leiria), Provincial dos Carmelitas, apresentou na sacristia da Sé Catedral de Leiria o livro “Doutor D. Frei Patrício da Silva, O.S.A. - Um Cardeal leiriense, Patriarca de Lisboa (1756-1840)”, da autoria de Ricardo Charters d’Azevedo, edição da Textiverso. Em breve aqui publicaremos o apontamento de reportagem.
«Tem este livro a pretensão de apresentar a vida e a obra de uma daquelas personalidades que, nascendo na diocese de Leiria, atingiram o topo máximo do governo da Igreja e do Estado. Não tendo a origem nobre de muitos dos seus pares da época, muito inteligente, único purpurado agostinho de toda a história de Portugal, professor de Teologia na Universidade de Coimbra, gozou sempre de grande prestígio entre o clero e os políticos do seu tempo. Numa altura complicada da vida em Portugal, mais valor tem ainda a acção que ele desenvolveu.»
«Patrício da Silva nasceu a 15 de Setembro de 1756, no Camarnal, nos Pinheiros (Arrabalde da Ponte, Leiria). (…) Fez os seus estudos básicos e professou no Convento de Santo Agostinho de Leiria, tendo sido ordenado presbítero em 21 de Dezembro de 1780, com 24 anos.» Já Arcebispo de Évora, o Papa Leão XII agraciou-o, em 1824, com a púrpura cardinalícia ou presbiterial, e em 1826 foi nomeado Patriarca de Lisboa, falecendo em 1840, em pleno período liberal. «Viveu numa época muito difícil, tendo assistido às guerras peninsulares, à “zanga real” e à venda dos bens da igreja.»
fotoO autor, Ricardo Charters d’Azevedo, nasceu em Lisboa (1942), embora descendente directo de famílias leirienses. Engenheiro electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico, detém a condecoração do Grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, foi alto funcionário da Comissão Europeia (1988 a 2004) e Director Geral no Ministério da Educação (1983 a 1988). Ultimamente vem dedicando parte da sua vida a estudos na área da história e da genealogia. Neste quadro tem apresentado diversas comunicações e é co-autor do livro “Villa Portela, a família Charters d’Azevedo em Leiria e as suas relações familiares (séc. XIX)”, Lisboa, Gradiva, 2007. A biografia de D. Patrício, agora publicada, é um precioso contributo para o enriquecimento da memória leiriense. Já disponível nas livrarias e na nossa Loja Virtual.