Manuela Ribeiro lançou mais um livro em Leiria, no dia 9 de Dezembro de 2017. Trata-se de “Uma letra, Mil palavras”, com excelentes ilustrações de Carlos Rocha. Tem 56 páginas e é uma produção da Textiverso, de Leiria. A sessão de lançamento decorreu na Livraria Arquivo, e contou com a apresentação de Carlos Alberto Silva. Na verdade, trata-se de uma segunda edição, mas com ilustrações diferentes da primeira (2012), o que quase o transmuta num livro novo.

 

A autora percorre as letras do alfabeto e para cada uma delas compõe uma estrofe de seis versos, de sete sílabas cada, de tom irónico, a que corresponde uma ilustração bem humorada e de belo efeito visual. Como sublinhou o apresentador, este tipo de estrofe cria um ritmo próprio que tem normalmente o agrado do leitor juvenil, a quem o livro se destina. Veja-se o que a autora escreveu para a letra O (de ouriço): «Pôs-se um ouriço-cacheiro/ debaixo dum castanheiro/ a ver ouriços dançar./ Levou castanhas p’ra ceia/ e foi comê-las na areia/ com três ouriços-do-mar.»

Podemos dizer que cada estrofe é uma pequena história em volta de um motivo cuja designação começa pela letra pretendida (E, de espantalho; H, de hora; P, de pente; S, de sapato; ou Z, de sebra). E junto de cada texto existe um desenho a preto e branco, eco da ilustração a cores, que o leitor pode pintar, tornando o livro interactivo.

Se quiser ver uma apresentação animada deste livro ou Book Trailer, vá por:

https://youtu.be/NThCGgow7PU