pegada001
A CMP – Cimentos Maceira e Pataias, S.A., do grupo Secil, editou recentemente e apresentou ao público no dia 18 de Maio de 2010 um livrinho com o título “A pegada misteriosa”. É um texto da autoria de Ana Cristina Luz, de S. Pedro de Moel, ilustrado com fotos fornecidas pela CMP, destinados ao público infantil. Tem 24 páginas e é uma produção da editora Textiverso. A apresentação esteve a cargo do Dr. Carlos Alberto Silva.

Segundo o Director da CMP, Eng. Luís Costa, presente na sessão de apresentação com o Administrador, Eng. Carlos Abreu, e numa iniciativa «integrada nas comemorações do 87.º Aniversário da Fábrica de Maceira-Liz e nas comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, a presente publicação pretende ser uma ferramenta de educação e divulgação ambiental, dando a conhecer algumas espécies da fauna e flora da região de Maceira ao público mais jovem».

 

Na realidade, e «no âmbito da conservação da natureza, a Fábrica de Maceira-Liz tem como objectivo compatibilizar as suas actividades extractivas com a salvaguarda do património natural, minimizando os impactes sobre a biodiversidade e divulgando o seu património natural presente nas pedreiras e nas áreas envolventes». Isto é, as pedreiras desactivadas da fábrica estão a ser hoje recuperadas para o ambiente, voltando a ser povoadas por fauna e flora típicas da região, matéria que serve de base para a história de Ana Luz que, a pretexto de uma pegada estranha, dá a conhecer os animais que ali vivem, ou, como diria o Prof. António Mira, «um conjunto mais ou menos extenso de espécies, que persistiram, adaptando-se às novas oportunidades, ou que retornaram ou vieram de novo, ousando explorar horizontes diferentes».

Com uma plateia extensa e um significativo grupo de crianças das escolas de Maceira e Pataias, a apresentação de Carlos Silva foi seguida atentamente e o livro folheado com manifesto agrado.