Título completo: História da Misericórdia de Alcobaça - Esboço histórico desta Misericórdia desde a sua fundação até à actualidade
Autor: Francisco Baptista Zagalo
Colecção: Tempos & Vidas, 23
ISBN: 978-989-8044-82-2
N.º de páginas: 424
Preço: 15 euros
Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR]

 

Sinopse:

A principal fonte de informação histórica relativa à Misericórdia de Alcobaça, assim como às demais instituições de Santas Casas noutros lugares do antigo couto alcobacense, é, ainda hoje, a monografia publicada, em 1918, por Francisco Baptista d'Almeida Pereira Zagalo. Publicação póstuma à qual se deu o título criterioso de «Historia da Misericordia de Alcobaça. Esboço historico desta Misericordia desde a sua fundação até á actualidade», é obra de um erudito, de formação médica e não historiográfica, mas dotado de inteligência superior, que ainda se mantém o trabalho mais amplo e coerente sobre a história da Misericórdia de Alcobaça.

Trata-se de uma monografia muito válida, pela informação criteriosa que o seu Autor nela compaginou, num português esmerado e elegante, revelando informação documental de primeira ordem originária do arquivo da própria instituição retratada. Uma monografia, ainda, em que ao exame e reprodução de informação documental, numa linha historiográfica erudita e tardo-positivista, se associa, de quando em vez, o juízo crítico do médico e do cidadão que foi Francisco Baptista Zagalo.
A celebração, no corrente ano de 2013, dos 450 anos conhecidos da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, veio catalisar, quase um século depois, a sua nova apresentação a Alcobaça, a Portugal e ao Mundo. Porque, pela sua qualidade e pelo seu conteúdo e exposição, ela é exemplo para a época actual e de incentivo para que, mesmo nos piores momentos, se procurem encontrar os melhores propósitos de acção e as energias para os alcançar.
Esta reedição em fac-símile é, assim, de elementar justiça, para que este tesouro seja novamente divulgado, para recordar Francisco Baptista Zagalo, para a memória de Alcobaça e para honra da Santa Casa da Misericórdia.