capa grande guerraTítulo completo: O Jornalismo Leiriense e a Grande Guerra (1914-1918)
Autor: Joaquim Manuel Alves dos Santos
Colecção: Tempos & Vidas - 25
ISBN: 978-989-8044-86-0
N.º de páginas: 208
Preço: 30 euros
Disponibilidade: Disponível no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]
[COMO ENCOMENDAR]


Sinopse

O presente estudo constitui uma breve reflexão sobre a história da Grande Guerra de 1914-1918 e o acompanhamento integral, a nível jornalístico, por alguns repórteres estrangeiros e portugueses. Apresenta também algumas personalidades leirienses que estiveram no palco daquele conflito mundial e mostra como a imprensa local foi divulgando os acontecimentos.
Procede-se a uma abordagem da história de Leiria do início século XX e das suas principais mutações. O restauro da Diocese de Leiria, que havia sido perdida no século XIX, e o retrato fiel de uma região que vivia numa frágil República, são o pretexto para se conhecerem os principais acontecimentos de uma Leiria que chorou a partida dos seus filhos para a hecatombe da guerra. Muitos, infelizmente, não voltaram.

Outro objectivo desta investigação foi perceber como José Ferreira de Lacerda, que foi para a guerra como capelão militar, relatou os acontecimentos do conflito nas suas crónicas publicadas no jornal leiriense O Mensageiro. A par do seu papel como autêntico jornalista, revelou-se um humanista no altruísmo com que, entre os muitos afazeres voluntários nas trincheiras, assistiu com denodo aos necessitados, consolando os militares feridos ou desolados, e em última instância acompanhou os derradeiros momentos de outros.