capaTítulo completo: 10 anos NOTÍCIAS DE COLMEIAS: 1999-2009

Autor / Coord. editorial: Joaquim Santos

Coleção: TEMPOS E VIDAS,7

ISBN: 978-989-8044-19-8

Nº de páginas: 256

Preço: 25 euros

Disponibilidade: sujeito a disponibilidade no promotor: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sinopse:

Este é o livro que apresenta os 10 anos do periódico NOTÍCIAS DE COLMEIAS. As edições ininterruptas deste mensário informativo, publicadas no formato de papel, traduzem o pulsar da vida de uma freguesia e do seu povo ao longo de uma década. No mês de Junho de 1999, um grupo alargado de Colmeenses juntou-se para uma reunião em que o tema central passou por se discutir a melhor forma de se fundar um jornal em Colmeias. Dez anos volvidos, o NOTÍCIAS DE COLMEIAS está um jornal amadurecido mas a resistir aos tempos difíceis de uma crise que arrasa pequenas e grandes empresas.

O NOTÍCIAS DE COLMEIAS, como meio de comunicação social, foi decisivo para criar uma maior identidade da freguesia, encetou maior desenvolvimento cultural, económico, recreativo e social, foi um veículo de informação local e um meio para projectar os anseios dos projectos de Colmeias.
«A força informativa de um jornal exige renovações constantes. Isso faz parte da sua essência: dar a conhecer o que há de novo e de mais actual, aquilo que é notícia. Mas as notícias passam rapidamente ao esquecimento e raras são as que deixam uma memória precisa de si mesmas. Nesta colectânea resgatam-se, de alguma forma, do limbo do esquecimento essas notícias do passado local, tornando-as de fácil e cómoda (re)visitação por parte dos leitores interessados. Republicam-se, também, artigos de índole cultural, artística e do domínio do património intangível e espiritual desta Freguesia. Este livro torna-se, assim, num álbum extremamente útil para todos os estudiosos do passado, da etnologia popular, da vida económica e da sociedade colmeenses. Comemora a história local e afirma-se como marca memorial. Nas suas páginas Colmeias ganha uma dimensão mais intemporal e duradoura.» (Do Prefácio)