vilar_condes_capaTítulo completo: Vilar dos Condes, a terra e a sua gente

Autor: Alda Barata Salgueiro

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-32-7

Nº de páginas: 144

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Contactar a autora, Dra. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sinopse:

Esta obra trata de um pequeno e disperso aglomerado populacional da Beira Baixa, bem no Centro de Portugal, no município de Oleiros. É sobre Vilar dos Condes, dividido em três lugares que se escalonam nas vertentes da serra de Alvelos: Vilar Cimeiro, Vilar do Meio e Vilar Fundeiro. São, segundo o prefaciador, o Professor Luís Manuel de Araújo, «terras bonitas, com longas manchas de eucaliptos e infindáveis tapetes de urze e tojo que descem as encostas até às margens do rio Zêzere a serpentear lá em baixo».

Na introdução a Autora assume que o seu inicial entusiasmo depressa passou para uma obsessiva recolha de dados que, com o tempo, se foram acumulando. Com eles organizou as três partes em que o livro se divide, a primeira dedicada ao roteiro topográfico, a segunda apresentando o roteiro genealógico e a terceira rematando com aspectos da cultura popular e regional da freguesia da Madeirã, que constitui o cerne do roteiro etnográfico. Encerra o livro com um álbum fotográfico admirável.

Ainda segundo o Professor Araújo, «mais do que sobre a terra, esta obra trata de pessoas, em famílias que se espraiam por várias gerações, levando também a apreender e a compreender o homem como angariador de meios de subsistência e como domesticador da terra e dos animais». E conclui: «A Autora integra uma dessas famílias de Vilar dos Condes, pelo que, presa de um telurismo afectuoso cimentado por laços que a ligam às raízes, e eivada de mil saudades do passado, procurou estudar a realidade física da região e os seus habitantes, superando aqueles penosos desenraizamentos que as circunstâncias da vida acabam por ditar.»