A Textiverso orgulha-se de anunciar mais uma iniciativa de André Camponês (Fernando André Camponês), membro do conselho editorial e directivo da Textiverso. Com Miguel Crespo, fundou, em Novembro passado, o Notícias do Arrabal, de que é director. Este novo Mensário Regional, de que já saíram três números, é administrado Pela Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico do Freixial.
Destacamos a menção que lhe é feita no número deste mês de Amormais:
.
Trazemos aqui o «Editorial» do número inaugural, nas palavras de André Camponês:
A imprensa local tem desempenhado e continuará a desempenhar uma função social de extrema importância, dado que constitui um elo muito estreito entre cidadãos desta nossa comunidade, tornando-a mais informada e vinculada às suas raízes. O jornal Notícias do Arrabal é um mensário de informação local e regional, ao serviço do desenvolvimento da freguesia e do reforço da sua identidade histórico-cultural. Tem como vocação principal a prestação de um serviço de informação da atualidade local e regional, norteando-se pelos princípios deontológicos da imprensa e da ética profissional, não prosseguindo fins meramente comerciais, nem encobrindo ou deturpando a informação, num desrespeito pela boa fé dos leitores.
Para além desta importante função, pretende ser um meio de comunicação com forte relevância no que concerne à divulgação dos acontecimentos sociais e culturais, possibilitando o enriquecimento do arquivo cultural e histórico desta localidade e região. Numa lógica de reforço do sentimento de pertença, os conteúdos noticiosos a publicar no jornal serão vocacionados para o público alvo da informação, designadamente a comunidade arrabalense. Neste sentido, a missão do Notícias do Arrabal é garantir a proximidade entre o cidadão e a sua comunidade envolvente, viabilizando a interação das pessoas e a partilha de conhecimentos e interesses. De igual forma, sublinhamos o papel determinante que este meio de comunicação irá desempenhar na consciencialização dos cidadãos face à realidade política, social e económica que os rodeia. A este nível, pretende-se incentivar a autoconsciência interventiva e integradora, fundada nos valores de uma cidadania pró-ativa, e fomentar, por esta via, um maior sentido crítico, individual e coletivo, que possa contribuir para uma maior democratização dos processos de inclusão equitativa, de intervenção pública e de participação em melhores formas de vida.
Numa sociedade contemporânea, marcada pela mundialização e globalização – conceitos conotados com as noções de desenraizamento, homogeneização e perda da referência identitária –, o Notícias do Arrabal surge com o propósito de elevar o nome da freguesia e unir os seus naturais, residentes ou emigrantes. Face a estes desideratos e às múltiplas virtualidades que lhes estão subjacentes, disponibiliza-se um canal que permita à comunidade conscientizar as suas preocupações e problemas, valorizar e ver valorizada a sua experiência quotidiana, conhecer o seu património artístico e cultural e a sua memória histórica.