• Visualizações de artigos 2003153

Temos 92 visitantes e 0 membros em linha

Convite

 

Agora lançado em Portugal,  o livro Cesário Verde . A Aprendizagem da Poesia (2023) foi lançado publicamente no dia 13 de abril de 2023 no Centro Cultural Português de São Tomé, em São Tomé e Príncipe. 
A sessão, organizada pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa em São Tomé – pretendeu homenagear um dos maiores poetas portugueses e apresentar possíveis diálogos entre Cesário e poetas contemporâneos, como Carlos de Oliveira, Ruy Belo, Manuel Gusmão, Manuel António Pina, entre outros. Na cerimónia de lançamento estiveram presentes S.Exa. Rui Carmo, Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, escritores são tomenses, docentes universitários, entre outros convidados.


Segundo o autor, Cesário Verde assinala o início de uma poesia que não se situa apenas entre conceitos como romantismo e realismo ou binómios contrastantes do campo e da cidade ou descrições da mulher “débil” ou “esplêndida”.
O ponto de partida consistiu em citar Eduardo Lourenço, quando afirma que a poesia de Cesário Verde é o grau zero da poesia portuguesa contemporânea, tese também defendida pelo autor, que afirma que Cesário Verde, como Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, marcam o início da poesia contemporânea em Portugal.