Decorreu a 25 de Maio, no salão da Igreja dos Barreiros, freguesia de Amor, a apresentação do livro Igreja de Barreiros: História do 1.º Século (1914-2024), da autoria de Delmar Serrano.
A obra contém 224 páginas profusamente ilustradas com fotografias, plantas arquitectónicas que demonstram os processos de construção e reconstrução do edifício religioso, documentos e investigação histórica em arquivos diocesanos, fundamentando-se, de igual forma, o autor nas memórias escritas de Duarte Serrano, seu pai. Complementarmente, o investigador faz uso das Actas das várias Comissões Fabriqueiras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, transcrevendo o conteúdo das mesmas e destacando, cronologicamente, os acontecimentos mais marcantes da história centenária da Igreja.
O evento, que marca o início das comemorações do centenário do edifício, que vai culminar na festa da sua padroeira, a 8 de dezembro, contou com a presença de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Marco Daniel Duarte, historiador e Diretor do D. Cultural da Diocese e o Padre Sérgio Henriques, pároco de Amor e Regueira de Pontes.
Refira-se que o autor, Delmar Serrano, cedeu à Igreja dos Barreiros a totalidade da receita da venda desta edição, não podendo o livro ser vendido por qualquer outra instituição ou pessoa.
Com a chancela da Textiverso, Igreja de Barreiros: História do 1º Século (1914-2024) integra a coleção «Memória e Património» do projecto (i)materialidades, em parceria institucional da Textiverso com a Associação Várias Vozes.
+ informações: https://variasvozes.weebly.com/imaterialidades.html