• Visualizações de artigos 2004210

Temos 72 visitantes e 0 membros em linha

OraºÁes publicidade site

 Coordenação e organização: André Camponês
Colecção: Textos e Contextos da Etnografia Leiriense - 3
ISBN:978-989-8964-50-2
N.º de páginas: 134
Preço: 10 euros 
Disponibilidade: Disponível

 

Nota introdutória do editor:

Neste trabalho, empreendido por José Ribeiro de Sousa (1920-2013), transcrevem-se mais de meia centena de orações, respeitantes a diversificadas circunstâncias, duas dezenas de rezas e cinco responsos a Santo António e São Bartolomeu.
Complementarmente, o autor aduz cantigas de embalar, formas de aprendizagem das crianças e paródias.
A invulgar recolha, única na região, tem a particularidade de reunir um bem representativo conjunto de testemunhos orais que adquirem um forte valor patrimonial para a comunidade.
Estas práticas, transmitidas em contexto de sociabilidades locais e coligidas na década de 30 do século XX, foram comunicadas ao autor por Teodora, Matilde Roque, Emília Ribeiro, Inácia das Pedras, Ana Vicência, Caetana Velha, José Jacinto, Jacinta, Isménia Vieira, Ti Loureira, Inácia Severa, Maria Trindades e Ti Carvalhita.
(Camponês, 2024, p.5).

 

SerÁes da Costa

Coordenação e organização: André Camponês
Colecção: Textos e Contextos da Etnografia Leiriense - 2
ISBN: 978-989-8964-49-6
N.º de páginas: 108
Preço: 10 euros 
Disponibilidade: Disponível

 

Nota prévia do autor: «Na Costa de Baixo e na maioria das aldeias de Maceira, quando a elas não chegara ainda a eletricidade e, consequentemente, a Radiofonia, e, muito menos, a Televisão, os serões das longas noites de inverno, ou aqueles em que se faziam certas tarefas (como desfiadas, «esgaravilhadas», escolha de azeitona e outras, à luz da candeia ou do candeeiro), eram preenchidos com Adivinhas, Ditos e Memórias de Figuras Típicas, Lengas-Lengas e Contos Tradicionais.
Estes eram histórias de pessoas, ou animais («do tempo em que os animais falavam...»), das quais se tirava sempre um ensinamento, ou uma conclusão moral. Eram o encanto da pequenada, que, ansiosamente, escutava os mais idosos a contar, com rara habilidade e variações de tonalidade, as diferentes personagens que neles intervinham. Como exemplo, aqui vamos reproduzir alguns, em verso e em prosa». (Sousa, 2024, p.13)

 

 COMO ENCOMENDAR