Artigos relacionados

Na montra

cadernos3capa.jpg

No auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias foi lançado, no dia 3 de Agosto de 2018, o livro “Pataias e suas gentes”, da autoria de António Carvalho Gonçalves, Humberto de Sousa Santos e Turíbio da Encarnação Machado. Tem 374 páginas e foi patrocinado pela União de Freguesias de Pataias e Martingança, com produção da Textiverso. Presentes os autores, o Presidente da Junta, Valter Ribeiro, e o apresentador, Paulo Grilo.

Na Casa-Museu João Soares, nas Cortes (Leiria), foi lançado no dia 30 de Junho de 2018 o novo livro de poesia de Carlos Lopes Pires que tem por título “a noite que nenhuma mão alcança”. O volume tem 188 páginas, com capa e ilustrações de Fulvio Capurso, e foi produzido pela Textiverso, de Leiria, 7.º volume da sua colecção “Poesia”.

Na Biblioteca Municipal de Alcobaça foi lançado, no dia 16 de Junho de 2018, mais um livro da Dr.ª Maria Augusta Pablo Trindade Ferreira, ex-directora do Mosteiro de Alcobaça, que tem por título “História da Vila de Alcobaça – Uma hipótese”. Com 62 páginas, este livro é uma edição da AMA – Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça e foi produzido pela Textiverso, de Leiria. A apresentação foi feita pelo Dr. Rui Rasquilho, também ele ex-director do Mosteiro e cidadão estudioso da evolução do burgo alcobacense.

Pela primeira vez desde o seu aparecimento, em Maio de 2014, os “Cadernos de Estudos Leirienses” dedicaram a sua última edição (n.º 16) a um tema exclusivo: “Os Militares do Distrito de Leiria na 1.ª Grande Guerra em França e em África”. O lançamento deste volume de 520 páginas, produção da Textiverso, foi no dia 9 de Junho de 2018 e decorreu nas instalações do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, gentilmente cedidas para o efeito.

Desta vez foi o Moinho do Papel, em Leiria, o local escolhido para Pedro Jordão lançar o seu último livro, “Deus aposenta-se”. Foi no dia 2 de Junho de 2018, com apresentação de Carlos Lopes Pires. Este livro tem 254 páginas, é uma edição do autor e teve produção da Textiverso, de Leiria.

Um ano depois do lançamento da obra monumental “Forais de Leiria”, a editora Textiverso acaba de lançar mais um volume de aparato, ainda com Leiria como pano de fundo, mas agora já como cidade e diocese. Tem justamente por título “Leiria Cidade e Diocese, 1545-1918 – Documentos Fundacionais” e é da autoria do historiador leiriense Prof. Doutor Saul António Gomes. É um livro de formato A4, com 224 páginas, capa cartonada e impressão a cores. Foi lançado no dia 26 de Maio no Celeiro da Casa do Terreiro, da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Raul Castro, do Sr. Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, do Vigário da Diocese, Pe. Jorge Guarda, do promotor do livro, Eng. Ricardo Charters d’Azevedo, da Directora do Arquivo Distrital de Leiria e representante da Torre do Tombo, Dr.ª Paula Cândido, do editor, Eng. Carlos Fernandes, e naturalmente do autor, Prof. Doutor Saul António Gomes, que fez a apresentação.

A freguesia da Barreira (Leiria) testemunhou um acto cultural relevante no dia 6 de Maio de 2018 quando se lançou, no seu Salão Paroquial, uma “Antologia de poetas da Barreira”, organizada por Pedro Moniz. É um livro de 128 páginas produzido pela Textiverso, que foi apresentado por Clara Maria de Sousa Paulo, também ela a laborar na área da poesia e já com um livro publicado.

O auditório da Casa-Museu João Soares, nas Cortes (Leiria) foi o espaço escolhido para a apresentação do terceiro volume de “Re Cortes do jornal daí” (das Cortes), relativo a assuntos tratados no periódico entre 2007 e 2017, o que aconteceu na tarde do dia 29 de Abril de 2018. Edição do “Jornal das Cortes”, com 574 páginas, teve produção da Textiverso. Presentes na mesa a Vereadora da Educação da Câmara de Leiria, Dr.ª Anabela Graça, o representante da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, Luís Gaspar, o apresentador do livro e ex-redactor do jornal, Carlos Fernandes, e, naturalmente, a directora, Patrícia Gonçalves.

Na Biblioteca Municipal da Marinha Grande foi lançado, no dia 7 de Abril de 2018, o livro “Crónicas da Madrugada”, da autoria de Fernando Alexandre Martins, da Marinha Grande. É um livro de 112 páginas, produção da Textiverso.

Na Biblioteca da Escola Básica de Maceira – Centro Escolar, foi apresentado, no dia 31 de Março de 2018, o livro para crianças “A escolha do Sebastião”, da autoria de Ana Cristina Luz, com produção da Textiverso, de Leiria.

O auditório da Escola Secundária Domingos Sequeira acolheu, na tarde do dia 23 de Fevereiro de 2018, o lançamento do livro para juventude “Leo e a Pura Energia”, de R. S. Arrimar, da Marinha Grande. Com 256 páginas, este livro é o n.º 2 da colecção “Leo” e é uma edição da autora, com produção da Textiverso, de Leiria. A apresentação foi feita por uma fã, Sónia Santos.