caldas1923capaTítulo completo: Caldas da Rainha - Portugal - MCMXXIII

Autor: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-67-9

Nº de páginas: 44

Edição: ACCCRO – Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos

1.ª Edição, 1923; 2.ª edição (facsimilada), 2012

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Em 1923, a então Associação Comercial e Industrial das Caldas da Rainha editou uma pequena publicação, em formato revista, com 24,7 x 34 cm, que versava essencialmente a estância balnear, as «águas sulfúreas e cálcicas», o centro de turismo e as belezas naturais. Ao longo de 24 páginas, diversos autores e figuras proeminentes da época sintetizaram aquilo que representava o cerne dos motivos mais interessantes da vila caldense e arredores.

Assim: Joaquim Manuel Correia, “A Vila das Caldas da Rainha”; Manuel de Sousa Pinto, “Bordalo e a louça das Caldas”; Charles Lepierre, “As águas das Caldas”; António Montez, “Francisco Elias”; Fernando Correia, “As tradições terapêuticas das Caldas da Rainha”; Alfredo Pinto, “Há quarenta anos”; Fialho Júnior, “Exposições agrícola-pecuárias”; major Freitas Garcia, “Óbidos”; coronel Ferreira Madaíl, “Foz do Arelho e Lagoa de Óbidos”; e José Pinto, “Águas Santas”.

 

A ACCCRO – Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos reeditou agora esta obra-prima, em versão facsimilada, embora reduzida para o formato A4, mantendo as 20 páginas finais com a publicidade inserida em 1923, o que permite uma leitura da actividade industrial e comercial de então. Uma pequena preciosidade com quase 100 anos!