cabo  rocaTítulo completo: O Cabo da Roca

Autor: José Capote Gonçalves

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8044-93-8

N.º de páginas: 62

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]


Sinopse:

O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental do Continente europeu. Os Romanos chamavam-lhe “Promontorium Rocca”, isto é, Promontório da Roca. Para eles o Cabo da Roca era a ponta mais avançada do seu vasto Império, que nascia nas margens dos rios Tigre e Eufrates e terminava no promontório Magno. Plínio, cientista e historiador romano, refere-o como um local onde os lusitanos iam, em romagem, adorar a Lua que eles designavam “Cintya”. Pensa-se que foi desta designação que se formou o nome da actual vila de Sintra, a “Cintya” do passado. Camões, o Épico, numa passagem de os “Os Lusíadas”, chamou-lhe cume da cabeça da Europa: “Onde a terra se acaba e o mar começa”. Para além do Cabo da Roca, este livro apresenta imagens admiráveis das aprazíveis regiões das redondezas, desde Estoril e Cascais até Azenhas do Mar e Sintra.

Trata-se de um volume concebido segundo o gosto de José Capote Gonçalves, proprietário da loja de artesanato e restaurante do Cabo da Roca. Profusamente ilustrado com fotografias do autor, família e amigos, tem texto em português e em inglês, destinando-se sobretudo a turistas. Sendo o Cabo da Roca e a sua envolvência o cerne da publicação, ela dá ao leitor a possibilidade de ficar com uma noção mais abrangente da região, com belos planos do Estoril, de Cascais, da igreja da Peninha, das Azenhas do Mar e de Sintra, em especial o Palácio de Monserrate, a Quinta da Regaleira, o Palácio da Vila, o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.
Insere ainda algumas vistas do estabelecimento comercial e os produtos ali disponíveis para os turistas.