Artigos relacionados

Na montra

leites_barros.jpg

A Casa-Museu João Soares acolheu, no dia 17 de Dezembro de 2017, o lançamento do livro “Contos”, de António Fernandes, das Cortes (Leiria). Tem 96 páginas, é uma edição do autor e foi produzido pela Textiverso. A apresentar estiveram as Dras. Natália da Mota e Rita Justino.

No dia 13 de Dezembro de 2017 efectuou-se no Porto o lançamento do livro “Horizontes”, uma antologia de poemas dos vários alunos seniores da classe de “Poesia e Dizer”, do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Com 64 páginas, o livro é uma produção da Textiverso.

A apresentar esteve a Dra. Maria Celeste Alves, que é a professora responsável por aquela cadeira do Instituto. Esta docente fez acompanhar a sua apresentação com outra poesia, dedicando a cada aluno um poema de um poeta português consagrado.

Manuela Ribeiro lançou mais um livro em Leiria, no dia 9 de Dezembro de 2017. Trata-se de “Uma letra, Mil palavras”, com excelentes ilustrações de Carlos Rocha. Tem 56 páginas e é uma produção da Textiverso, de Leiria. A sessão de lançamento decorreu na Livraria Arquivo, e contou com a apresentação de Carlos Alberto Silva. Na verdade, trata-se de uma segunda edição, mas com ilustrações diferentes da primeira (2012), o que quase o transmuta num livro novo.

Ao fim de três anos e meio, ascende a 14 o número de volumes produzidos no âmbito dos “Cadernos de Estudos Leirienses”, o que equivale a cerca de seis mil páginas escritas e dedicadas aos assuntos da região alargada do Distrito de Leiria. Justamente o volume 14 foi lançado no dia 9 de Dezembro de 2017, no m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria. Tem 432 páginas e é uma edição da Textiverso.

A apresentar este trabalho esteve o coordenador científico, Prof. Doutor Saul António Gomes, que fez uma intervenção abrangente, dedicando considerações de síntese aos 26 estudos inseridos, desta vez sem qualquer dossiê especial. Mas salientou os que, de alguma forma, colocam a literatura na História, designadamente a prosa das traduções, inéditas, de Francisco Rodrigues Lobo, na 3.ª parte das “Cartas dos Grandes do Mundo”, a vida e a obra do escritor leiriense Manuel Ferreira e ainda o reencontro do poema de António da Costa Santos que faltava na partitura da “Marcha Lusitana”, de Inácio Aires de Azevedo.

A Paróquia de Porto de Mós ficou mais rica com o livro “O Bom Jesus de Porto de Mós: Convento dos Agostinhos Descalços, 1673-1834”, de Kevin Carreira Soares e Beatriz Rodrigues Cabral, que foi apresentado em Porto de Mós, no dia 8 de Dezembro de 2017. Este livro, com capa dura, tem 238 páginas e é uma edição da Paróquia de S. Pedro de Porto de Mós, com produção da Textiverso, de Leiria.

A igreja dos Franciscanos de Leiria, à Portela (Capuchos), foi o local eleito para o lançamento, a 11 de Novembro de 2017, do livro de poesia “Trovador de palavras”, da autoria de Luís Cardoso (de Maceira). O volume tem 124 páginas e foi produzido pela Textiverso.

No passado dia 4 de Novembro de 2017, foi lançado em Aveiro, na cafetaria “A Mulata”, o mais recente livro infantil de Lurdes Breda, “A nuvem que chovia peixes”, editado pela Textiverso, com ilustrações de Manuela Rocha, também presente no evento. A obra foi apresentada pela escritora e contadora de histórias santomense Olinda Beja que ressaltou a mensagem afetiva e poética do livro, mas também o vínculo com a natureza, percetível em toda a narrativa.

 

Apresentado pela primeira vez na Marinha Grande, em 26 de Março de 2017, por ocasião das celebrações do centenário da restauração do concelho da Marinha Grande, foi agora a vez de ser apresentado em Leiria, no dia 28 de Outubro de 2017, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, o livro “Elucidário do Pinhal do Rei”, da autoria de Gabriel Roldão. Como já havíamos referido por ocasião da apresentação em Março, este livro tem 768 páginas e é uma edição do autor, com produção da Textiverso.

Inserida na Feira do doce conventual em Figueiró dos Vinhos, ocorreu no passado sábado, dia 28 de Outubro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, a apresentação do último livro de Fernando Brites, “Da Banda de lá do Tempo”, um romance de 408 páginas cuja trama tem início e fim em terras de Figueiró dos Vinhos. Foi produzido pela Textiverso e tinha sido apresentado inicialmente no dia 6 de Novembro de 2016 no auditório da Junta de Freguesia do Arrabal (Leiria).

 

A Biblioteca da Escola Básica de Maceira – Centro Escolar foi o local escolhido para o lançamento, no dia 21 de Outubro de 2017, do livro “Contos pouco prováveis”, da autoria de Ana Cristina Luz. Com 156 páginas, foi mais uma produção da editora Textiverso, de Leiria. Presentes, para além da autora, o editor, Carlos Fernandes, a Vereadora da Educação da Câmara de Leiria, Dra. Anabela Graça, o Presidente da Junta de Freguesia de Maceira, Sr. Vítor Santos, O Director do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Dr. Jorge Bajouco, e a apresentadora, Dra. Maria do Céu Menezes.