cruzeiros001

Foi muito original o local escolhido para o lançamento e apresentação do livro “Abordagem Multidisciplinar dos Cruzeiros Turísticos”: a bordo do navio de cruzeiros norueguês “Boudicca”, da companhia Fred Olsen Cruise Lines, no dia 5 de Abril, no porto da cidade de Portimão. Livro importante no seu género, tem a colaboração de vários autores e a coordenação de Ericka Amorim, Cyntia Andrade, Peter Tarlow, Valéria Mariotti e Nina Cardona. A produção foi da Textiverso, de Leiria, constituindo o n.º 7 da sua colecção “Ensaio”.

Na sessão estiveram presentes, para além de duas das autoras, Ericka Amorim e Nina Cardona, o professor da Universidade do Algarve, Júlio Mendes, também autor, Luís Carito, vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão, e ainda o comandante do navio, Magnus Rodburg, e Luís Monteiro, da Portimão Urbis.

 

cruzeiros002

Este é, com efeito, o primeiro livro sobre o tema editado em Portugal, reunindo os contributos, em diversas áreas, de especialistas de universidades portuguesas, brasileiras, argentinas e norte-americanas. Como refere o título, a abordagem é multidisciplinar, indo da análise da evolução, sustentabilidade e tematização do sector do turismo de cruzeiros, à segurança, ao entretenimento e à gastronomia nos cruzeiros turísticos, passando pelo impacto socioeconómico dos cruzeiros fluviais e dos cruzeiros marítimos, com especial incidência em Portugal (Portimão e Douro) e no Brasil.

Segundo o “Sul Informação”, Nina Cardona, uma das autoras da obra, salientou, na apresentação, que há, na Europa, «uma carência enorme de material científico sobre cruzeiros», apesar do crescimento que o sector tem registado. «A maior parte da investigação e reflexão sobre este tema é norte-americana, mas esse é um mercado muito diferente do europeu», acrescentou.

Ainda segundo aquele jornal, Ericka Amorim, outra das autoras, reforçou, por seu lado, que se trata de um «livro pioneiro em Portugal». «Mesmo no Brasil não há muitas referências na área do turismo de cruzeiros» – disse. De tal forma que esta obra e a abordagem que propõe já levou a que surgissem propostas para a sua tradução.

O autarca de Portimão, Luís Carito, mostrou-se satisfeito com o evento e, aludindo ao turismo de cruzeiros, afirmou que ele «pode contribuir para um impacto económico muito significativo na região algarvia e tem que merecer do Poder Central uma aposta forte e decidida». Carito sublinhou ainda a «urgência de investimentos fundamentais», como a melhoria das acessibilidades ao porto e a dragagem do canal e da bacia de manobra do porto, entre outras premências.

O livro vai ser de novo apresentado no dia 18 de Maio, na Universidade de Aveiro, no âmbito da Conferência Internacional INVTUR 2012 "Turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas na construção de um novo rumo para o sector do turismo no futuro", que decorrerá naquela Universidade entre os dias 16 e 19 de Maio de 2012.