Título completo: a minha poesia é uma ignorância

Autor: Carlos Lopes Pires

Colecção: Poesia – 6

ISBN: 978-989-8812-42-1

N.º de páginas: 176

Preço: 14 euros

Disponibilidade: disponível

 

Sinopse

Este é o 25.º livro de cariz literário de Carlos Lopes Pires e o seu 21.º de poesia desde 1993, ano em que se estreou com “A invenção do tempo e Outros Poemas” (Átrio). Dedicado em especial a um querido amigo, António Rêgo (recentemente falecido), insere 155 poemas, alguns deles também dedicados a várias pessoas. Com ilustrações de Fulvio Capurso, que desenhou também a capa, Carlos Lopes Pires traz ao público um livro despojado, com uma linguagem depurada que pretende acentuar o carácter matricial do conhecimento, sempre incompleto, mas sempre aberto, no que o título é um precioso indicativo: “a minha poesia é uma ignorância”. Ao invés de certos autores, que parecem escrever com o dicionário de sinónimos ao lado, produzindo poesia quadrada a régua e esquadro, a escrita deste poeta utiliza palavras de todos os dias. Este despojamento ou esta parcimónia estão bem patentes no (ou são um reflexo do) misticismo que paira sobre a maior parte da sua obra, uma dimensão espiritual que às palavras se acrescenta e está para lá do seu sentido comum.

O livro em si é um belo objecto. A qualidade da encadernação, da impressão e da composição, e a riqueza singela das capas e das ilustrações fazem deste livro um objecto de arte. Mas isto não faz com que cada poema nele contido seja um objecto de arte. Arte sim, mas não objecto. A poesia não precisa de corpo, basta-lhe a alma. Em todo o caso, é feliz a conjugação de um belo objecto com um conteúdo luminoso.

 

capa guarda papoilasTítulo completo: Guarda-me contigo entre as papoilas

Autor: Carlos Lopes Pires

Colecção: Poesia - 5

ISBN: 978-989-8044-89-1

N.º de páginas: 92

Preço: 11 euros

Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR]

 

Sinopse:

Para além de ser um singular livro de poesia no contexto da obra poética de Carlos Lopes Pires, “Guarda-me contigo entre as papoilas” é sobretudo um monumento à mãe, a todas as mães e muito especialmente à sua mãe, recentemente falecida:

«tu que foste a melhor das mães
num tempo que eu não sabia

descansa agora do mundo
e no meu coração».

te_quiero_capaTítulo completo: Te quiero

Autor: Carlos Lopes Pires

Colecção: POESIA, 4

ISBN: 978-989-8044-38-9

Nº de páginas: 80

Preço: 10 euros

Disponibilidade: Disponível

[COMO ENCOMENDAR] 

Sinopse

Mais do que um livro apaixonado, “Te quiero” é um livro de paixão. Carlos Lopes Pires, que publicara em 2008 “O Livro das Pequenas Orações”, retoma agora uma temática transversal a todos os poetas, mas fá-lo de uma forma muito original, porque considera que «o amor verdadeiro não é deste mundo». O poeta descobre-se estranho a tanto mistério – «Não sei o que há em ti/ que não encontro» – e, ao mesmo tempo, espantado – «Como pode a luz/ parecer-se tanto contigo» –, mas condescende que «os milagres não se explicam».

capaAutor: Paulo Ferreira Borges

Colecção: POESIA, 3

ISBN: 978-989-8044-07-5

Nº de páginas: 80
Preço: 9 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

 Distinguida com o 2.º Prémio do Concurso Literário do IPLeiria 2007 na modalidade de Poesia, Do Tempo Sitiado – geopoemas s/d é uma obra que vem apenas confirmar o talento e a intensidade poética da escrita do autor, já revelados em trabalhos anteriores e igualmente distinguidos, designadamente com o Prémio de Revelação de Poesia APE / IPLB, 1999, e com o Prémio de Revelação de Poesia Fernando Pessoa, 2001.

capaAutor: Carlos Lopes Pires

Colecção: POESIA, 2

ISBN: 978-989-8044-04-4

Nº de páginas: 48
Preço: 7,50 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR

Sinopse:

Depois de um interregno de seis anos, o poeta leiriense Carlos Lopes Pires, ele que já foi também editor (Diferença), volta às edições, agora com a publicação de “O Livro das Pequenas Orações”, um trabalho poético de grande profundidade e beleza.«Livro de plenitude interior, de altura espiritual. Livro de maturidade e depuração.

capaTítulo completo: A sombra do desenho

Autor: Rui Magalhães

Colecção: POESIA, 1

ISBN: 978-989-8044-03-7

Nº de páginas: 48

Preço: 7,50 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:
Autor publicado pelo menos desde o início dos anos 80, Rui Magalhães assina, com A Sombra do Desenho, o seu quinto livro de poesia.
Um outro poeta, António Ramos Rosa, embora a propósito dos trabalhos poéticos anteriores, escreveu: «Uma das principais características da poesia de Rui Magalhães é a capacidade de formular uma realidade que, sendo imaginária, possui a intensidade de uma experiência e a maturidade de uma dicção em que se manifesta o desprendimento de uma palavra neutra, quase fria, assumida ao nível de uma inteligência que conhece a evidência pura através da densidade do mundo.»