O livro Cantando Aprendo, obra póstuma da autoria do maceirense José Ribeiro de Sousa, será brevemente apresentado na sua terra natal, por ocasião do 104.º aniversário do nascimento do autor.
Trata-se de uma invulgar obra que dá corpo ao método didático gizado pelo professor Ribeiro de Sousa para a iniciação à leitura e à escrita. Transcrevemos as palavras do literato sobre o modo como a ideia lhe surgiu:
«em fim de férias, em véspera de abertura de aulas nesse ano, deu-me para reflectir no velho aforismo ouvido a meus saudosos maiores: Quem canta, reza duas vezes. E, por analogia, deduzi: Então quem canta, aprende duas vezes – uma por obrigação e outra por devoção. (…) E em vez de monótonas páginas dos livros de iniciação à Leitura e à Escrita, porque não um conjunto de cantigas, dia a dia renovadas e aplicadas ao ensino e correção das suas carências, desejos e alvitres, seguindo um esquema geral previamente elaborado?».
Em 2003, o maestro Joaquim Vicente Narciso trasladou o o original agora publicado, procedendo, de igual forma, à inserção de algumas observações, necessárias e oportunas, quer na letra, quer na música.
Cantando Aprendo é a terceira obra póstuma do autor publicada pela Textiverso, depois de Achegas para a História e Etnográfica da Costa – Maceira (2022) e Leiria Eu Te Canto (2023).
Com a chancela da Textiverso, a edição conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria.