• Visualizações de artigos 2004146

Temos 47 visitantes e 0 membros em linha

imagem Capa Notas dispersas 1Imagem CAPA Escalas InfinitasImagem CAPA Notas dispersas II

PVP: 6 euros                                                     PVP: 5 euros                                     PVP: 10 euros

 

Docente na Universidade do Porto e Doutorado pela University College of London, Gonçalo Furtado é autor de vários livros e publicações em revistas nacionais e internacionais da especialidade.

A obra Escola do Porto: Notas Dispersas, da autoria do arquiteto e investigador Gonçalo Furtado, reúne um conjunto de informações sobre o ensino da arquitetura naquela cidade. Recorrendo à contextualização das principais correntes arquitectónicas nacionais e internacionais, o autor reflecte sobre a separação do curso de arquitectura da Escola Superior de Belas Artes e criação da FAUP (1979-84). No quadro institucional e académico, enaltece e descreve o papel de vários protagonistas, como Sergio Fernandez, Alexandre Alves Costa, Manuel Correia Fernandes, Domingos Tavares, Francisco Barata, Nuno Portas, Fernando Távora e Álvaro Siza Vieira.

Por sua vez, o livro Ensaios Sobre Escalas Infinitas, é um estudo crítico dos fenómenos da arquitetura moderna, marcada pela informação e biotecnologia. Como refere Gonçalo Furtado: «Numa primeira parte, o texto faz referência à interferência social e ressonância espacial da estabelecida sociedade da informação, reflectindo a vivência num espaço urbano-arquitectónico marcado pela omnipresença das redes e fenómeno da informação digital. Posteriormente, a escala ínfima da interface e a interacção entre corpo e espaço tecnológico adquirirão crucial relevo. Tal interacção ocorre na escala imensa das complexas dinâmicas de auto-organização, as quais tenderão a marcar qualquer entendimento quanto ao meta-território do futuro. Em suma, a reflexão sobre a condição contemporânea requer um diálogo entre o infinitamente grande e o infinitamente pequeno, marcado por um espírito de descoberta e consciência godeliana da incompletude do conhecimento”».

Em Notas dispersas II, o autor compila e organiza artigos publicados em revistas da especialidade, comunicações em encontros, colóquios e congressos, e outros textos de informação e reflexão crítica produzidos no decurso da sua actividade científica e pedagógica ao longo das duas últimas décadas (1999-2023).