Fernanda Maio é doutorada (PhD, 2004) em Media and Communications pela Goldsmiths College, University of London, Reino Unido, com tese na área da sociologia da arte e estudos culturais intitulada “Performing Art: reinventing avant-garde practice and the role of the artist”.Mestre em Fine Art (1994) - Chelsea College of Art and Design, The London Institute e em Art: Criticism and Theory (1995) - Kent Institute of Art and Design, University of Kent, Reino Unido. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura (1991), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Trabalhou na área da crítica de arte tendo sido colaboradora do semanário “O Independente” e da revista “Arte Ibérica” entre 1997 e 1999. Lecciona desde 1990 e é docente no ensino superior desde 1995, nas áreas da formação de professores e formação artística, com experiência de coordenação científica. Foi Professora-Adjunta na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria (2001 – 2009), e Membro Especialista da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA) dos Projectos Sustentados da Direcção Regional da Cultura do Centro, Ministério da Cultura, na área dos projectos Transdisciplinares e Pluridisciplinares (2006 – 2008).
As suas áreas de interesse para investigação têm sido a produção cultural - circulação e politicas culturais -, as construções ideológicas patentes nas representações visuais e na construção da imagem em geral, nomeadamente nos media, sempre numa abordagem interdisciplinar e relacional.
Contacto e-mail: