Gustavo RubimGustavo Rubim nasceu na ilha de Jersey em 1962. Professor na Universidade Nova de Lisboa, os seus interesses mais recentes orientam-se para a relação entre Literatura e Antropologia, sendo responsável por uma disciplina com esse nome no Mestrado em Estudos Portugueses. É investigador do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.
Publicou os livros «Experiência da Alucinação: Camilo Pessanha e a Questão da Poesia» (1993) e «Arte de Sublinhar» (2003); e é co-autor, com Abel Barros Baptista, de «Importa-se de me Emprestar o Barroco?» (2003).
Organizou, para a revista Colóquio-Letras, uma nova edição da «Clepsydra», de Camilo Pessanha (2000). Traduziu Shaffer, Beckett, Ibsen, Osborne e Horovitz para a Companhia Teatral do Chiado.
Escreveu, para a Textiverso, o prefácio do livro «Viveiros» e a apresentação do livro «Era assim no Funchal», ambos de Cecílio Gomes da Silva (edição póstuma). Nesta editora, deu à estampa o livro de crítica literária «A Canção da Obra» (ver comentário de Manuel Gusmão em: http://ipsilon.publico.pt/musica/critica.aspx?id=234967).
Integra o Conselho Editorial da Textiverso.