Título completo: Cruzeiros Turísticos: Uma perspectiva sistémica e multidisciplinar
Autores: Vários
Organizadores: Cláudia Soares, Ericka Amorim e Fábia Trentin
Colecção: Ensaio – 9
ISBN: 978-989-8812-09-4
N.º de páginas: 390
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Não disponível
Sinopse
Segundo as responsáveis organizadoras, «este livro busca tanto acolher como instigar diversos debates entre académicos que atuam nos diversos ramos do turismo e especialmente aqueles que atuam no ramo das viagens de Cruzeiros». Em sua opinião, «não tem a intenção de ser um manual sobre Cruzeiros e tampouco trazer verdades de como se operam essas viagens». A ideia que presidiu foi, essencialmente, «reunir diversos profissionais especialistas em áreas distintas do estudo do turismo, abrindo o debate para a área de Cruzeiros Turísticos e ampliar a perspectiva da temática e das possibilidades que este livro carrega».
É sabido que o mercado dos cruzeiros turísticos vem crescendo e modificando-se ao longo dos anos. Na perspectiva das organizadoras, «aquele que era um segmento focado no público de alto poder aquisitivo e muito concentrado em regiões geográficas específicas (como o Caribe e EUA) vem agora ampliando a sua abrangência no mercado». E hoje já «há cruzeiros para os mais variados gostos de bolsos, além de diversas opções em termos de duração e destino».
Neste livro foge-se da abordagem tradicional e propõem-se «discussões aprofundadas, aplicadas e fundamentadas que, assim como vem ocorrendo com o próprio segmento, pretende enveredar pelo caminho da expansão da forma de ver, pensar, discutir e, possivelmente, lidar com os cruzeiros na atualidade».
Segundo o prefaciador do livro, Luís Monteiro, «do ponto de vista académico, o Turismo de Cruzeiros ainda se encontra pouco explorado quando comparado com outras áreas de estudo, pelo que esta nova publicação constitui um marco importante para o debate e para o aprofundamento de temas cada vez mais pertinentes no setor». O leitor pode encontrar neste livro artigos de autores da Argentina, do Brasil, da Espanha, dos Estados Unidos da América e de Portugal. Todos eles «discutem temáticas relativas às condições de trabalho e de vida a bordo dos navios de cruzeiros, da adaptação dos portos e dos destinos para receberem o fluxo de navios e de visitantes e também, os cuidados de saúde dos passageiros, a prevenção de acidentes a bordo, a pirataria, o terrorismo e a segurança nos portos e nos destinos». «São ainda analisadas as experiências turísticas vividas a bordo e nos destinos, com enfoque na hospitalidade, no entretenimento e lazer proporcionados, na diversidade gastronómica e uma perspectiva da adequação do produto cruzeiros ao consumidor em função do poder de compra e da faixa etária e da percepção dos cruzeiristas pelos destinos.»