Título: Adeus, até à Eternidade
Autor: Júlia Moniz
Colecção: Extra-colecção
ISBN: 978-989-8044-37-2
N.º de páginas: 174
PREÇO: 15 Euros
Disponibilidade: disponível junto do
Sinopse:
Trata-se de uma ficção mimetizada sobre alguns aspectos reais, cuja protagonista, Inês Margarida, vai encetar uma viagem, sem um objectivo definido, obedecendo apenas a um impulso inconsciente. Tal atitude traz-lhe novos conhecimentos para descobrir o paradeiro do ex-marido, um homem sensual, rico e inteligente que dissipa uma fortuna com a sua última amante e que se transforma num sem-abrigo. Durante o caminho, repleto de peripécias e algumas dificuldades, mas sempre acompanhada por uma fé inabalável que lhe foi transmitida na infância no seio de uma família rural, o acaso proporciona-lhe o encontro com um condutor de camião, amigo do saber, como ela, e vivem juntos momentos inesquecíveis.
Personificando em Toino, o menino que «roubava “filhoses”» na noite de Natal enquanto aquela família de agricultores ia à “Missa do Galo”, todas as crianças que conheceram a pobreza, a autora junta à sua imaginação os factos históricos que investigou, as experiências vividas e os episódios que lhe foram contados por pessoas mais velhas, retratando-nos fielmente o meio socio-cultural das nossas aldeias nas décadas de cinquenta a setenta do século XX.
Júlia Moniz insere ainda uma investigação histórica sobre o reinado de D. João V (1707-1750), uma época em que Portugal recebia avultadas quantias provenientes do ouro do Brasil, dando a conhecer ao leitor alguns dos aspectos político e socio-culturais de uma sociedade de aparência em que o sexo e o dinheiro ocupavam lugares de relevo.