ultimo_patamar_capaTítulo completo: O último patamar
Autor: Fernando Manuel Brites
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8044-58-7
Nº de páginas: 224
Preço: 15 euros
Disponibilidade: disponível no promotor[ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ]
Sinopse:
Com este livro, o autor pretende enaltecer os feitos de uma população que, bairrista como nenhuma outra, habitou, habita e habitará até à posteridade na aldeia do Soutocico. Os factos decorrem, nos primeiros três capítulos, ao redor de vivências de antigamente, nas principais tabernas do lugar, seguindo-se a importância do teatro amador e o papel preponderante das suas duas principais instituições: a Filarmónica e o Clube.
O género adoptado pelo autor é o da quase ficção, com discursos directos e episódios picarescos, uns reais, outros imaginados, passados à volta das tabernas ou das lojas da localidade do Soutocico – epicentro da sua divagação antropológica.
Através deles, e apesar dos nomes fictícios, ficamos a conhecer os tipos de pessoas, as suas profissões, a sua agudeza de espírito e as suas maleitas, os seus êxitos e desventuras, a sua pobreza e a sua vontade de vencer. Mas ficamos a saber ainda que a vida sociocultural tinha raízes profundas, exprimindo-se não só em manifestações religiosas, mas também em actividades lúdicas como a música e o teatro. Contudo, uma boa parte do livro de Fernando Brites é dedicada a essa iniciativa que, tendo-se realizado pela primeira vez no Soutocico em 1938, viria a constituir, a partir dos anos 80, uma das bandeiras da cultura popular da região – "O Enterro do Bacalhau".
Para descodificação de alguns termos de calão local, que aparecem escritos em itálico neste livro, existe no final um glossário que tenderá a explicá-los.