Título completo: Recreio de memórias
Autor: Fernando Manuel Brites
Colecção: Extra colecção
ISBN: 978-989-8812-15-5
N.º de páginas: 612
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Não disponível
Sinopse
O autor, Fernando Brites, resolveu escrever e publicar, aos sessenta e cinco anos de idade, este livro, não propriamente para que, por ele, se proceda a uma «revisitação ao baú das recordações, mas sim para que sirva de ampla reflexão às pessoas que o vierem a ler, de como são tão importantes as coisas simples da vida, aprender a vivê-la, recreá-la e preenchê-la com qualidade e intensidade, sem jamais abdicar da sensibilidade, do conhecimento, da observação, da leitura e da pesquisa, e chegar ao horizonte dos dias com aquela sensação extraordinária de ter sabido viver, vivendo intensamente cada momento como se fosse o último, não vegetando simplesmente, vogando ao sabor amargo de uma breve e anónima passagem, sem ter gozado a vida na sua plenitude».
A narrativa não pretende ser uma autobiografia, pois obedece a um estilo de escrita diferente. Trata-se, antes, de uma espécie de quase-diário, mais intimista, preocupando-se o autor em apenas avivar as suas memórias, sem qualquer tolhimento ou receio. As mais longínquas serão um tanto difusas, logo menos densas, e naturalmente haverá outro rigor e precisão na busca das mais recentes.
Ao franquear o baú de recordações, o autor tem plena consciência do risco que é expor-se e aos que, ao longo da vida, o rodearam, mas predispõe-se a aceitar com humildade as críticas que venham a fazer-lhe.