Título completo: Ecos

Autores: Vários

Colecção: Extra colecção

ISBN: n/t

N.º de páginas: 64

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

“Ecos” constitui uma antologia de Poesia dos alunos da Unidade Cultural “Poesia e Dizer” do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, do Porto, desta vez relativa ao ano lectivo de 2015-2016.

O Professor Doutor Armando Coelho, actual Presidente da Direção daquele Instituto Cultural, escreveu na Introdução ter tido «o privilégio de me cair nas mãos não sei se um ramo de crisântemos, se uma cesta de frutos maduros apanhados da magnólia ou da cerejeira de um jardim, onde se vêm plantando muitas árvores, que vemos já de tronco forte, com profundas raízes e imensos ramos que se cruzam uns com os outros e por todo o arvoredo, assim, formando um lugar especial: Uma heterotopia, “outro lugar”, na expressão de Bourdieu, com a singularidade de se tornar espaço aprazível de encontro(s), consigo  e com os outros, como se vislumbra ser o principal reflexo do espírito deste livro».

A professora daquela Unidade Cultural e responsável pela organização desta antologia explica que, «embora o programa tenha incidido na Poesia Portuguesa Contemporânea, cada aluno usou de liberdade para se exprimir na sua própria voz, marca da individualidade que caracteriza o ser». E acrescenta: «Contudo, penso poder dizer que todos foram sensíveis à palavra, material de eleição que os poetas usam para revelar o mistério que se desprende de todas as coisas, mesmo das mais pequenas e simples, aparentemente insignificantes.»