Título completo: Textos cínicos de amargura variável

Autor: Pedro Jordão

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-31-5

N.º de páginas: 192

Preço: 15 euros

Disponibilidade: Disponível

Sinopse

Embora tenha vários livros “na gaveta”, é a primeira vez que Pedro Jordão dá à luz um livro. Confessa que foi coisa que até há poucos anos nunca lhe tinha passado pela cabeça. «Mas publicar um livro – estou agora a constatar – não é nada de grave. No meu caso, apenas a expressão de uma vontade de comunicar a quem o ler uma série de pontos de vista. Sobre quê? – pergunta-se, e com razão, porque o título não esclarece.

– Sobre temas comuns, terrivelmente comuns, que geralmente se evita discutir para não beliscar verdades – ou “verdades” – instaladas como dogmas.»

Lê-se no Prefácio: «Este livro compõe-se de um conjunto de textos que desmascaram as múltiplas, complexas e subtis armadilhas culturais, intelectuais, e o que mais seja, que nos mantêm presos numa gaiola de crenças, convicções e vaidades de onde nos habituámos a ver o mundo e a (não) pensar a nossa vida. A hipocrisia, as religiões das falsas virtudes e do fomento das guerras e da intolerância, o desdém de uns por outros, a cobiça e ambição, o Natal e o consumismo, só para nomear alguns dos temas dos muitos textos que compõem o presente livro. Oscilando entre a ironia, o humor, o cinismo (ele próprio), a autenticidade e a indignação, este livro constitui uma deslumbrante viagem ao fundo pessoal e civilizacional de nós mesmos.»