Título completo: A minha aguarela

Autor: Luís Silva Sarraipa

Colecção: Extra colecção

ISBN: 978-989-8812-60-5

N.º de páginas: 94

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

“A minha aguarela” é um livro de poesia dedicado ao Padre Joaquim Duarte Pedrosa, personalidade da íntima relação do autor que estava designada para fazer o Prefácio deste livro. Faleceu de supetão, e o autor viu-se constrangido a... “prefaciar-se”. O seu texto introdutório é, pois, uma homenagem póstuma àquele que, para si, «transbordava presença, amizade e disponibilidade total».

E se a poesia de Luís Silva Sarraipa não foi, de todo, concebida para homenagear aquele amigo que, na realidade, faleceu já depois do livro escrito, a verdade é que, talvez inadvertidamente, a homenagem subentende-se na transparência dos versos, está latente no calor humano que transpiram, dissimula-se no linguajar fecundo dos poemas. Em última instância, este livro terá a sua génese no exemplo de vida e profícuo labor que o Padre Joaquim Pedrosa imprimiu ao torrão que paroquiou: «Um homem que deixou obra espiritual numa comunidade, empenhada, dedicada e bem-formada; obra social nos mais diversos movimentos cristãos em ordem à ajuda aos mais carenciados; obra cultural, na origem do teatro em Santa Eufémia (atual TASE), a fundação do jornal “Mais Além”, que chega aos cinco continentes e conta já com 56 anos de tiragens regulares, a construção do complexo pastoral de Santa Eufémia (igreja, salas, auditório, pavilhão e espaços envolventes).»

Luís Silva Sarraipa considera-o «um homem amigo, confidente, de apoio e ajuda espiritual impressionante, sempre disponível»... e que era o seu confessor. Talvez o seu inspirador!